Logo O POVO+
Uma cidade de ilhas verdes
Pop-Imoveis-E-Construcao

Uma cidade de ilhas verdes

Adotar e ampliar o verde tem sido estratégias de quem já desenha a cidade com concreto. De praças a até hortas, saiba como aproveitar e estimular o verde na Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Os benefícios do cultivo do verde vão além da disponibilidade para alimentação. É tudo ligado ao bem-estar. É possível, por exemplo, dividir experiências e cultivar no condomínio ou no interior de casa plantio em vasos ou canteiros. Ou mesmo aproveitar para o lazer os espaços públicos, como as praças e áreas verdes adotadas na Capital por meio de programa da Prefeitura.

[SAIBAMAIS] 

Tomate cereja, melão, cenoura, rúcula, hortelã, alface, beterraba, malvarisco, capim santo. Todos estão acessíveis, em mudas ou sementes, na Praça do Bem, onde foi implantada pela C. Rolim Engenharia, em parceria com a Muda Meu Mundo, a primeira horta urbana e compartilhada em praça de Fortaleza.


Foram cerca de dois meses de articulação para a implementação dessa horta, que integra o projeto Ser do Bem, conforme a diretora Comercial e de Marketing da construtora, Ticiana Rolim. “A Priscilla enviou um material do Muda meu Mundo para a nossa empresa, porque ela achou que tinha a ver com o propósito da C. Rolim Engenharia, eu amei o material”, cita ela.


Nas feiras, agricultores certificados do interior do Ceará poderão comercializar frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos e com preço baixo. “A ideia é diminuir esse caminho entre o agricultor e a pessoa que está comprando. É interessante, porque como empresa a gente precisa de uma pequena margem de lucro para se manter, mas eu ainda consigo pagar ao agricultor cerca de 60% do produto”, afirma a empreendedora do Muda Meu Mundo, Priscilla Veras.


O programa Adoção de Praças e Áreas Verdes, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, possui 153 espaços públicos adotados, sendo 57 por pessoas físicas e 96 por pessoas jurídicas, além de mais 17 em processo de adoção, de acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Do total, 13 são construtoras, geralmente adotantes de espaços próximos a empreendimentos delas.


Foi assim com a MRV Engenharia, que adotou a Praça das Artes Leonilson, inaugurada em abril de 2016, com investimento de R$ 1,5 milhão da empresa. O equipamento tem pista de corrida, quadra poliesportiva, academia ao ar livre e bicicletário, por exemplo. Fica próximo a um complexo de obras da construtora com mais de 1.500 apartamentos, segundo o gestor executivo de vendas, Carlos Davidson. “O bairro passou a contar com um espaço de lazer para utilização dos nossos clientes e comunidade local”, frisa ele.


Para adotar um espaço, basta procurar técnicos da Seuma, efetuar cadastro e formalizar o processo.



COMO FAZER UMA HORTA


1

Escolher bem o solo  

 

 

2

Utilizar sementes e adubo orgânico

 

 

3

Escolher lugar com boa iluminação 

 

 

4

Regar de forma correta


Fortaleza possui 153 espaços públicos adotados, 57 por pessoas físicas e 96 por pessoas jurídicas

 


SEU ALIMENTO HORTA NA PRAÇA


Saiba como funciona a feira realizada na Praça do Bem


Ao todo, 48 famílias são acompanhadas em cidades como Capistrano, Mulungu, Baturité, Pindoretama, São Gonçalo, Pecém, Paracuru e Pentecoste. Este ano, agricultores de mais três assentamentos devem ser treinados nas cidades de Chorozinho e Horizonte. “Todas essas mudas que estão na praça foram plantadas pelo seu Assis de Pindoretama, as sementes também, a maioria, vieram deles (agricultores certificados) para que a gente tivesse uma horta sustentável, orgânica em essência”, frisa Priscilla.


Aberta ao público das 6h às 21h, a horta está sendo monitorada por um funcionário da C. Rolim e, a cada último sábado no mês, receberá a Feira Livre e Agroecológica Muda Meu Mundo. O projeto Ser do Bem alinha-se ainda a outra iniciativa da construtora, o Compromisso Verde, criado em 2009 para a plantação de uma árvore a cada metro quadrado de terreno construído. “Agora a gente fez o compromisso com o Cocó de plantar 40 mil árvores. Vamos completar o primeiro ano com 10 mil árvores, o compromisso é plantar 10 mil por ano”, diz Ticiana.


Segundo Priscilla, a certificação de orgânico dos agricultores capacitados pelo Muda Meu Mundo é do tipo participativa. “Tinha um espaço, a gente estudou, viu como funcionaria a irrigação, o plantio, quais verduras mais importantes e plantas que poderiam dar frutas”, conta ela.


Ticiana Rolim diz que pretende aplicar o modelo da horta em outras praças e até escolas. A Praça do Bem fica na rua Bento Albuquerque, 2010, no bairro Cocó. (Amanda Araújo)

O que você achou desse conteúdo?