VERSÃO IMPRESSA

O que fazer na hora da instalação

O cuidado com a energia elétrica é essencial na reforma ou construção de um imóvel. Atenção a dicas de especialista

01:30 | 03/02/2018
O entusiamo de planejar a reforma ou a construção de um imóvel precisa ser intenso também ao projetar um dos principais sistemas da casa: o elétrico. Além de garantir a boa funcionalidade da energia, uma instalação elétrica correta proporciona segurança aos moradores. “Uma instalação mal feita pode causar sobrecarga de energia, curto-circuito e até incêndio”, explica Marcus Peixoto, diretor da LAP Engenharia.

 

Por isso, o também engenheiro elétrico recomenda que a compra dos materiais leve em conta economia, eficácia e segurança. Há disponível à venda equipamentos que são mais eficientes em termos de liberação de luz e outros que trabalham melhor em situações de emergência, como incêndios.


Segundo Marcus, os cuidados devem conciliar a escolha de equipamentos com um profissional habilitado coordenando a instalação. “O ideal é que primeiro seja feito um projeto com um profissional de engenharia elétrica, pois ele tem conhecimento das normas técnicas e dos equipamentos mais adequados aquele imóvel. Depois, o projeto é executado pelo técnico em eletricidade, acompanhado pelo engenheiro”, diz Marcus.

 

Não deixe passar


1

ALINHAMENTO

 

Concilie projeto de arquitetura e sistema elétrico. Marcus comenta que é muito comum escopos cheios de pontos de luz, mas muitas vezes o sistema elétrico não suporta, o que pode ocasionar problemas futuros.


2

SEGURANÇA

 

Verifique se disjuntores, fios, tomadas etc são certificados pelo Inmetro. Evite dispositivos de qualidade duvidosa para não pôr em risco o sistema elétrico e os moradores da casa.


3

SUBSTITUIÇÃO

 

Marcus comenta que, apesar da alta utilização de lâmpadas fluorescentes, a tendência é usar LED. A venda de lâmpadas incandescentes e mistas está banida no Brasil desde 2016.


4

FIAÇÃO

 

Há no mercado condutores elétricos que, caso haja um incêndio, não liberam gases tóxicos e corrosivos - eles evitam asfixia. A recomendação é maior para prédios com mais de dez andares.


5

OSCILAÇÃO

 

Atenção aos sinais de distúrbio: frequentes oscilações e lâmpadas queimando, por exemplo, são sinais de alteração no sistema elétrico da casa. Procure um profissional da área para verificar se a falha é interna ou externa ao local.

 

 

LUAN CARVALHO

ESPECIAL PARA O POVO

luan.carvalho@opovocom.br

 

LUAN CARVALHO

TAGS