Logo O POVO+
A moda do estilo industrial
Pop-Imoveis-E-Construcao

A moda do estilo industrial

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Concept design of modern Restaurant lounge bar
Foto: Getty Images/Relentless_one Concept design of modern Restaurant lounge bar "Train Station" 3D Rendering

A decoração no estilo industrial está cada vez mais em alta. Ela conquista pelo baixo custo, funcionalidade e diferencial no ambiente. Os projetos que seguem o conceito utilizam, comumente, elementos construtivos aparentes, como lajes de concreto aparente ou paredes em tijolinho cru, além de tubulações elétricas e hidráulicas que também podem ficar expostas, o que ainda facilita eventuais manutenções. É o que explica a arquiteta e urbanista Giovanna Duarte. Para adaptar um ambiente já existente ao estilo, a profissional explica que é possível fazer intervenções no cômodo que se adequem ao conceito. "Colocar papel de parede tipo tijolinho ou pintura efeito concreto. Na iluminação, utilizar trilhos com spots ou pendentes com lâmpadas filamentosas aparentes. No mobiliário, escolher móveis com estrutura de metal, e acabamentos em madeira crua. Nos objetos decorativos, optar por acessórios com materiais aparentes e em que a funcionalidade são o ponto forte. Devido a simplicidade das formas, é possível encontrar tutoriais na internet de objetos no estilo faça-você-mesmo que caem bem com espaços industriais", declara Giovanna.

Portas coloridas podem ser tendência?

Portas coloridas costumam ser muito mais vistas em ambientes comerciais, quando podem ser utilizadas funcionalmente, indicando, a partir da cor, por exemplo, quais portas são de acesso público ou privado, ou, ainda, chamando a atenção do público para as cores da marca. Mas o que muitos não sabem é que as portas coloridas são tendência na decoração de ambientes residenciais. "Antes de tudo, deve-se analisar o perfil do usuário, o conceito do lugar e a paleta de cores definida para o local para que as portas, mesmo coloridas, possam ser harmônicas. Em ambientes residenciais, elas trazem personalidade e acrescentam um viés lúdico ao lugar", aponta a arquiteta Giovanna Duarte.

Os tapetes precisam combinar com o sofá? Como conciliar esses itens com os pets?

Geralmente escolhidos por último em um projeto de interiores, o ideal é que os tapetes combinem com o conceito geral do cômodo. No entanto, o ideal seria que a aplicação desses itens em residências com animais de estimação fosse ser evitada. Para harmonizar tapete e animais de estimação, Giovanna dá algumas dicas: "Escolher tapetes de tons claros e neutros para evitar a visualização do pelo do animal no período de troca de pelagem, evitar tapetes muito felpudos para não acumular pelos e para evitar desfiar com arranhões dos felinos e optar por materiais laváveis, além do cuidado de semanalmente fazer a limpeza do tapete com aspirador de pó para retirada dos pelos".

Como aplicar papel de parede no banheiro? Existem cuidados específicos?

No geral, o uso de papel de parede em banheiros não é muito recomendado, devido ao alto índice de umidade do cômodo. Mas, para quem insiste no detalhe, a arquiteta e urbanista Giovanna Duarte recomenda que, quando utilizado nesses locais, o papel de parede não seja aplicado até o chão, evitando entrar em contato com a umidade do piso. "Uma dica é usar um revestimento neutro no piso e na parede, até um pouco acima da bancada com pia e, acima, aplicar o papel de parede. Protege assim da umidade do piso e de eventuais respingos da pia".

O que você achou desse conteúdo?