Logo O POVO+
Soft skills versus hard skills
Pop-Empregos-E-Carreiras

Soft skills versus hard skills

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: .)
Foto: . .

SOFT SKILLS ou HARD SKILLS: O que impacta mais fortemente no match entre a carreira do profissional e a expectativa das empresas na atualidade?

Esse processo acelerado de transformação digital pela qual o mundo passa requer dos profissionais e empresas uma reflexão profunda sobre perfil necessário no futuro breve do mercado de trabalho brasileiro. A geração dos millenials que está em plena ascensão de carreira se depara com um mercado de trabalho desafiador e, na grande maioria, plenamente focado em hard skills, ou seja, competências técnicas. Entretanto, a permanência desses profissionais e seus planos de carreira são impactados diretamente pela forma como se relacionam com as pessoas, como lidam com conflitos e pelos fatores motivacionais de cada estilo impulsionando a inovação e a liderança.

Como utilizar soft skills no momento de transição de carreira?

Profissionais em transição de carreira, geralmente, ficam suscetíveis a estresse, ansiedade e geralmente há uma queda em sua autoestima, principalmente quando essa transição acontece por uma ruptura de trabalho por iniciativa da empresa. Neste momento soft skills são imprescindíveis, tais como: fortalecimento do networking, acionando contatos e deixando claro seu objetivo de recolocação, clareza de propósito em suas escolhas profissionais, porém revelando alguma flexibilidade diante das oportunidades e desafios, capacidade analítica de cenários, inovando e buscando carreiras paralelas ou alternativas.

O que você achou desse conteúdo?