Logo O POVO+
Relações interpessoais
Pop-Empregos-E-Carreiras

Relações interpessoais

Edição Impressa
Tipo Notícia

Para quem vai iniciar o processo de networking, o primeiro passo é definir sua área de interesse e atuação, defende Arthur Lídio, diretor de operações da Gomes de Matos Consultoria. A partir dessa percepção, é preciso analisar quais são os locais que estes profissionais frequentam. Eventos, congressos, grupos de estudo. "Ir direto na fonte", explica.

Para tanto, uma das ferramentas a serem utilizadas é o Linkedin, rede social voltada para o mercado de trabalho e que conecta profissionais e empresas. Uma possível abordagem, diz Lídio, é utilizar a plataforma para iniciar um primeiro contato. Outra sugestão do especialista é a criação de uma "régua de relacionamentos", ou seja, um planejamento para estabelecer contatos periódicos com outros profissionais, como forma de manter a relação orgânica. O ideal é esquematizar por um ano sobre quais contatos irá manter.

"Dizem que a internet afasta, mas ela aproxima. A maneira de fazer networking hoje está muito digital. Nossos clientes de varejo, 30% deles fazem vendas via WhatsApp. Eles vêm se tornando cada vez mais digitais", analisa.

Além do conhecimento ganho na participação em eventos, os momentos de interação entre os participantes devem ser os mais valorizados, conta Elaine Pires, coach, palestrante e diretora da Eficaz Comunicação Estratégica. "Costumo dizer que o mais importante de um seminário é um coffee break. Assistir a uma palestra e outra pessoa do seu lado, na hora do cafezinho, essa pessoa te traz um insight que você não teve."

 

O que você achou desse conteúdo?