Logo O POVO+
A rede de relacionamentos que você precisa
Pop-Empregos-E-Carreiras

A rede de relacionamentos que você precisa

O networking auxilia profissionais a construírem oportunidades de negócios e conexões
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL. 23-05-2019: Empregos e Carreiras - Silvana Fujita, personagem que trabalha com networking e coworking. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo) (Foto: O POVO)
Foto: O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL. 23-05-2019: Empregos e Carreiras - Silvana Fujita, personagem que trabalha com networking e coworking. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

A construção de boas relações vai além do âmbito pessoal. No trabalho, o desenvolvimento e a manutenção de interações já firmadas contribui tanto para o aspecto empresarial quanto para profissionais autônomos. Dessa forma, o networking, ou a rede de relações, posiciona-se como fundamental no momento de criar novos negócios e ampliar o conhecimento sobre determinado assunto.

Foi essa percepção que motivou Silvana Fujita, 50, a criar a rede colaborativa Então Pronto!, em 2016. A rede funciona como um hub de união e aperfeiçoamento de profissionais de diferentes segmentos. O objetivo, explica Silvana, é fomentar novos negócios e é indicada tanto para quem já possui relacionamentos firmados quanto aos profissionais ainda no início de networking.

O projeto surgiu a partir da experiência de Silvana, engenheira civil por formação, na área comercial de pequenas e médias empresas. Ela percebeu que esse nicho muitas vezes não podia investir no desenvolvimento de uma área comercial mais presente. "O que a gente tem é o propósito de tornar o mundo colaborativo. A gente juntou a pessoa humana com os negócios que estão na rede."

A Então Pronto! cobra uma mensalidade de R$ 120 para os coligados da rede. Assim, os profissionais são colocados em grupos, nos quais têm liberdade de conexão para o surgimento de projetos. Para garantir que não ocorra concorrência interna, nenhum membro atua no mesmo segmento de outro. Os coligados possuem acesso a espaço coworking na sede da instituição e a eventos quinzenais, tanto entre os próprios membros dos grupos, quanto específicos, com temas variados, como sustentabilidade e marketing. Cerca de 200 empresas já passaram pela Então Pronto!, porém, analisa Silvana, alguns empresários esperam apenas o lucro imediato e não acreditam na proposta da empresa.

Um dos primeiros a virar coligado da Então Pronto!, Jozivan Leal, 37, sócio da Planos Corretora de Seguros e Saúde, explica que "90% dos nossos negócios vem de relacionamento". Por conta disso, o ato de se manter em contato com profissionais de diferentes segmentos é importante para que o networking ocorra em áreas nas quais ele não está diretamente inserido. "Alguns só visam o resultado financeiro imediato. Isso não existe, tem que criar confiança. Essas pessoas entram nesses grupos pensando só no resultado financeiro, mas a gente tem apoio de experiência, trocas, isso conta muito."

Apps

LinkedIn

O mais popular do segmento de networking, auxilia também na busca por novas oportunidades de trabalho. Entre as funcionalidades está a possibilidade de realizar postagens sobre qualquer tema, conectar-se com profissionais de diferentes segmentos e criar um perfil corporativo completo. Há versão gratuita e paga.

BeerOrCoffee

App específico para o desenvolvimento de networking, por meio de reservas em áreas de coworking disponíveis em diferentes cidades. Dessa forma, é possível conhecer uma diferente gama de profissionais e ampliar a rede de contatos. Está disponível em Fortaleza.

GoToMeeting

Depois de conhecer um potencial parceiro de trabalho, é importante fechar o negócio. O GoToMeeting permite realizar reuniões em grupo por meio de videoconferência. Há opção de sincronizar o calendário, para que o usuário receba notificações sobre quando irá começar o próximo encontro.

Slack

Específico para a melhora da comunicação interna de empresas, o aplicativo facilita a criação de grupos específicos para tarefas. Assim, é possível focar a interação de trabalho em apenas um ambiente, sem depender de outros aplicativos de comunicação e conhecer melhor os processos da empresa.

 

A construção de um bom networking

1

Entenda a importância de construir uma rede de relacionamentos não só para novos negócios, mas pela troca de conhecimento.

2

A construção de relações precisa ser uma prática cotidiana ainda no período da faculdade ou do primeiro emprego.

3

Procure pessoas que tenham valores iguais aos seus. Relações apenas por interesse não tendem a perdurar.

4

Saiba fazer um pitch. Ou seja, esteja sempre pronto para explicar suas ideias e projetos de forma simples e sucinta.

Fonte: Elaine Pires, diretora da Eficaz Comunicação Estratégica

 

O que você achou desse conteúdo?