Logo O POVO+
O futuro profissional na palma da mão
Pop-Empregos-E-Carreiras

O futuro profissional na palma da mão

Como o forte investimento de empresas em tecnologia mobile tem gerado empregos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Assim como nos diversos setores da sociedade, o planejamento para 2019 no mercado de trabalho borbulha com as expectativas do novo. O que se desenha como promissor neste cenário? Seguindo a tendência dos últimos anos, a promessa do futuro é o constante crescimento das ferramentas tecnológicas, principalmente em um setor que tem se mostrado cada vez mais importante no desenvolvimento de empresas: energias renováveis.

 

Outra opção próspera? Desenvolver de web. Mirella Gadelha trabalha na área de desenvolvimento web há quatro anos. A profissional atua na criação de sites, sistemas e, principalmente, aplicativos para mobile. Mirella afirma que a Internet é essencial na manutenção do relacionamento entre empresa e cliente, porque a praticidade de acesso à ferramenta aproxima o usuário da marca. Além disso, é por meio de aplicativos e programas que a empresa tem a capacidade de coletar dados e se desenvolver de acordo com a demanda do público.

 

"Serviços que são conhecidos por serem bastante burocráticos, como aqueles disponibilizados pelos bancos, hoje em dia se beneficiam diretamente com as tecnologias web, já que qualquer banco tem uma aplicação online com o propósito de facilitar a vida do usuário e também o trabalho deles mesmos. 

 

Então o desenvolvimento de e-commerces (lojas virtuais), sites, aplicativos, aparece justamente com o propósito de facilitar essa interação e permitir que o usuário tenha acesso a todo momento a qualquer informação, o que acaba fazendo com que as empresas busquem se atualizar no mercado, consequentemente aumentando a procura por profissionais da área não só de desenvolvimento web, como também de profissionais de conhecimento de infraestrutura para manter esses ambientes/serviços", explica Mirella.

 

O Guia Salarial 2019 da Robert Half, empresa especializada em recrutamento de profissionais para diferentes âmbitos do mercado, destaca a profissão de Desenvolvedor mobile como uma das de maior perspectiva de aumento salarial: 11,76%. O demais cargos indicados são Gerente de planta, Analista de finanças corporativas, Advogado júnior em empresas, Diretor geral de compliance, Analista técnico, Gerente de administração de pessoal (Payroll) e Coordenador de marketing digital. O levantamento ainda aponta que os salários nas áreas de Finanças e Contabilidades receberão a maior média de aumento no ano que vem em relação a este ano: 3,32%.

 

A chegada e o desenvolvimento de multinacionais ao Ceará em 2019 projetam um aumento na demanda de profissionais da área de comunicação tecnológica e infraestrutura de TI. É o que acredita o gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Guilherme Muchale. "A tendência é que as empresas demandem cada vez mais uma quantidade de softwares. O crescimento exponencial na geração de informações e o aumento da capacidade atual de captação de dados geram uma série de demandas por profissionais da tecnologia da informação, fortalecendo o profissional de ciência de dados, uma especialização que já pode ser encontrada no Ceará", aponta Guilherme.

 

Crescimento das áreas entre 2018 e 2019

 

TECNOLOGIA - 1,09%

ENGENHARIA - 2,06%

SEGUROS - 2,20%

MARKETING - 2,30%

JURÍDICO - 2,34%

MERCADO FINANCEIRO - 2,60%

RECURSOS HUMANOS - 2,99%

FINANÇAS E CONTABILIDADE - 3,32%

 

Fonte: Guia Salarial 2019 
da Robert Half

 

Profissões com maior aumento salarial de 2018 para 2019

 

Cargo: Gerente de planta - Perspectiva de aumento: 9,7%

Cargo: Analista de finanças corporativas - Perspectiva de aumento: 5,62%

Cargo: Advogado júnior em empresas - Perspectiva de aumento: 6,7%

Cargo: Diretor geral de compliance - Perspectiva de aumento: 6,48%

Cargo: Gerente de administração de pessoal (Payroll) - Perspectiva de aumento: 6,5%

Cargo: Analista técnico - Perspectiva de aumento: 6,67%

Cargo: Desenvolvedor mobile - Perspectiva de aumento: 11,76%

Cargo: Coordenador de marketing digital - Perspectiva de aumento: 8,1%

 

Fonte: Guia Salarial 2019
da Robert Half

O que você achou desse conteúdo?