Logo O POVO+
Calor aquece o mercado
Pop-Empregos-E-Carreiras

Calor aquece o mercado

A instalação de painéis solares é aposta para gerar energia e movimentar o mercado de trabalho
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Com clima propício, o Ceará é líder do Nordeste em energia renovável distribuída e apresenta uma demanda cada vez maior por esses profissionais. 

 

É o que explica o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Barra do Ceará, Sales Brandão. A sede oferta cursos na área de energias renováveis voltados para sistemas fotovoltaicos, baseados na conversão da luz solar em eletricidade. Dentre estes, Sales conta que o curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos é o mais procurado. A formação, de cerca de três meses (160 horas), exige apenas o ensino médio completo e qualifica o profissional para montar painéis solares, tanto em áreas industriais como residenciais e comerciais.

 

"De 2016 para cá, a gente já conseguiu capacitar mais de 300 pessoas nessa área. O curso de montador, por exemplo, é ofertado a cada dois ou três meses, com turmas à tarde e à noite, cada uma com cerca de 20 participantes. Pelo menos em torno de 40 e 50% dos participantes conclui o curso e logo em seguida entra no mercado de trabalho", detalha Sales.

 

Alexandre Couto é um dos casos de sucesso da formação. O eletricista se qualificou no curso de montador de sistemas fotovoltaicos em 2016 e abriu uma cooperativa na área de energia renováveis junto aos demais colegas de classe. O presidente da Coodensol acredita que não só a energia solar, mas a eólica e a do biogás, por exemplo, recursos ainda pouco explorados, têm enorme potencial para crescer no Ceará. "Aqui no Estado a gente tem uma insolação muito grande, então os projetos acabam se pagando mais rápido. 

 

Por exemplo, em relação ao Sul, nas devidas proporções, nós geramos um terço a mais de energia solar do que lá. Se eu colocasse aqui o mesmo sistema fotovoltaico que eu propus para um caso em Manaus, geraria 30% a mais de energia".

 

O Senai ainda promove os cursos de Montagem de Sistemas Fotovoltaicos e Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos para profissionais que já tenham experiência no campo de eletricidade e energias renováveis. Em 2019, o objetivo é abrir uma nova qualificação em fevereiro, na mesma área, de 340 horas, além da aquisição de equipamentos de sistemas eólicos. A iniciativa têm como objetivo atender a demanda do mercado de técnicos cada vez mais especializados na área de energias limpas.

 

Cursos de Sistemas Fotovoltaicos do SENAI

 

Montador de Sistemas Fotovoltaicos - curso de qualificação. Pré-requisito: ensino médio. 160h. Profissional atua fazendo a montagem dos painéis solares.

 

Montagem de Sistemas Fotovoltaicos - curso de aperfeiçoamento. Pré-requisitos: conhecimento em eletricidade. Profissional atua na área técnica. 40h

 

Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos - curso de aperfeiçoamento. Pré-requisito: experiência no campo de montador ou na área técnica. 60h. Trabalha com softwares.

 

 

O que você achou desse conteúdo?