Logo O POVO+
A profissão de RH e o associativismo
Pop-Empregos-E-Carreiras

A profissão de RH e o associativismo

Em 2019, a ABRH completa 30 anos no Ceará promovendo discussões e apontando caminhos para novas e instigantes questões
Edição Impressa
Tipo Notícia
"Sua rede de relacionamento profissional é suficientemente forte para permitir que você encontre, com rapidez e precisão, a informação e a orientação necessárias?" Assim aborda Dave Ulrich, professor da Universidade de Michigan e diretor do RBL Group, quando se refere à busca pelo fortalecimento da profissão de Recursos Humanos (RH) por meio do associativismo.

 

O RH é a profissão da "influenciação", da capacitação, da gestão, da aculturação, da contextualização e também da associação. Mas, afinal, por que o RH deve buscar associação? E o que significa associativismo?

 

Em primeiro lugar, vamos entender o que é o associativismo. As associações são entidades de classe constituídas por um grupo de pessoas que se unem em torno de objetivos em comum e que defendem os interesses relativos a estes objetivos. São pessoas jurídicas sem fins lucrativos, e a renda procedente de suas atividades é toda revertida para as suas ações em aderência aos interesses do grupo.

 

O profissional de gestão de pessoas deve buscar a vida associativa como uma  forma de exercitar a sociabilidade, ampliar sua rede de relacionamento com profissionais de diversos segmentos de mercado que propiciem aprendizados consistentes, exercitar a liderança e atuar como agente capaz de gerar transformações em sua vida, na vida de outras pessoas, em seus ambientes de trabalho e no mundo.

 

Quais outros aprendizados o associativismo proporciona para a vida do profissional de RH? Sabemos o quão desafiador é a atuação deste profissional quando enfrenta situações adversas no exercício de sua profissão. Quando está engajado em um grupo, fomenta-se um ambiente de troca de experiências, debate de ideias, fornecimento de apoio, mediação e promoção do desenvolvimento.

 

Parafraseando Dave Ulrich, adicionamos que participar de organizações que agregam profissionais de RH proporciona a oportunidade de melhorar as habilidades e contribuir para a melhoria das habilidades dos colegas. 

 

A ABRH é uma entidade de classe que nasce com objetivo de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação, buscando fomentar organizações mais produtivas e melhores e promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas, representando um fórum legítimo para a discussão dos temas que constituem sua finalidade.

 

Neste ano de 2019, a ABRH completa 30 anos de existência no Ceará assumindo uma postura de vanguarda, reunindo constantemente especialistas de elevada qualificação para semear discussões e apontar caminhos para novas e instigantes questões. Portanto, o fortalecimento da profissão de RH é uma eterna iniciativa recheada de motivações!

 

Janete Bezerra

Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH-CE)

O que você achou desse conteúdo?