PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Sala de RH

01:30 | 03/12/2018

 

Sage IOB

 

 

Pessoa com deficiência

 

1

Desde 1992, no dia 3 de dezembro é celebrado o dia internacional da Pessoa com deficiência/PcD. De acordo com dados do IBGE, mais de 45,6 milhões de brasileiros se declaram PcD, número que representa 23,9% da população do País.

São muitas dificuldades pelas quais a pessoa com deficiência passa, indo desde o desconhecimento dos próprios direitos, a falta de capacitação, o cumprimento do que estabelece as bases legais por parte das empresas. Isto pode responder o por quê de ainda existirem tantas barreiras e dificuldades para a inclusão desta população no mercado de trabalho.

Segundo o prof. Romeu Sassaki, "as empresas se tornam verdadeiramente inclusivas na medida em que suas motivações não se restrinjam ao cumprimento da Lei de Cotas e, sim, que se fundamentem na crença de que a contratação de pessoas com deficiência e o consequente atendimento às suas necessidades especiais beneficiam a todos".

A área de Recursos Humanos é, geralmente, a principal responsável pelo Programa de Inclusão de profissionais com deficiência nas empresas.

 

2

Onde começa o trabalho do RH?

É necessário começar pela conscientização: oferecer informações e conteúdos sobre diversidade e inclusão para o ambiente da empresa, e essas informações devem ser disseminadas de maneira top down. RH deve abrir a consciência sobre o contexto da diversidade e implantar a cultura de uma política inclusiva.

 

3

Por que as organizações não devem começar a contratação de pessoas diversas sem antes realizar um diagnóstico?

Porque existem rótulos e paradigmas que geram preconceitos. O preconceito ocorre pela falta de informação; nesse sentido ao disseminar informações e práticas inclusivas o preconceito tende a ser mitigado. Com o trabalho de conscientização serão apresentadas novas perspectivas. As pessoas com deficiência irão apresentar uma cultura diversa propositiva, trazendo cor e ampliação de saberes.