Logo O POVO+
Bate-pronto
Pop-Empregos-E-Carreiras

Bate-pronto

pop_empregos
Edição Impressa
Tipo Notícia
Com Tharyn Stazak, vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC

 

Como a graduação em Teatro agrega à carreira do profissional?

 

Amplia-se essa perspectiva não só para a produção cultural, a produção artística, como também para a docência, principalmente, e para a pesquisa. O curso de Teatro da UFC não busca formar só um artista, uma atriz, um ator, mas busca formar pessoas que pensem o teatro e que proponham o teatro de uma maneira muito articulada com o pensamento mais conceitual mesmo.

 

Em relação aos outros estados, como estamos em termos de formação?

 

Atualmente, a gente tem ainda poucos professores formados nessa área de Teatro, os cursos geralmente na área de formação das Artes são com ênfase maior na Música e na Artes Visuais. A gente tem alguns sensos, do total de docentes que atuam na Educação Básica atualmente, somente 6% tem uma formação específica na área, é um dado bastante preocupante.

 

De que forma esse dado repercute?

 

Vamos supor que, desse percentual, cerca da metade só tem uma licenciatura na área de Artes, e se a gente for para o Teatro e para a Dança, é menor ainda. Segundo o MEC (2013), cerca de 1% tem formação específica, mesmo que a gente tenha aí uma expansão das licenciaturas, há uma longa caminhada até conseguir absorver essa demanda toda das escolas para o ensino das artes.

 

O que você achou desse conteúdo?