Logo O POVO+
Arquivo vivo
Pop-Empregos-E-Carreiras

Arquivo vivo

pop_empregos
Edição Impressa
Tipo Notícia

Qual a diferença entre bibliotecário e arquivista?

 

O que tem de afinidade entre as duas áreas é que ambas trabalham com informação. Mas o documento da Biblioteconomia é criado para fins culturais. O documento arquivístico é usado para fins funcionais. A diferença básica é que o bibliotecário trabalha o documento peça por peça, e o arquivista trabalha com documentos que não são isolados, mas que se relacionam com outros documentos.

 

Onde atua o arquivista?

 

O arquivista pode atuar só dentro das quatro paredes do arquivo, tratando do documento, e tem muito trabalho se ele ficar ali. Mas tem também a necessidade do arquivista sair para poder melhorar. Às vezes, o arquivista precisa ir lá na origem para que o documento nem seja produzido porque não precisa. Ele atua para reduzir a massa documental ao essencial.

 

O que foi desafiador na sua trajetória?

 

Acho que dar aula para turma de 70 pessoas em um dos treinamentos. Foi um grande desafio. E quando peguei o trabalho de consultoria para o Cefet (hoje IFCE). Na hora de organizar os arquivos, os vi sendo comidos por cupim ao vivo. É uma tristeza quando o arquivo chega a este ponto. Mas hoje já estão organizados e lá eles contam com um arquivista.

O que você achou desse conteúdo?