Logo O POVO+
Almanaque das Férias
Pop-Empregos-E-Carreiras

Almanaque das Férias

Confira dicas de filmes, livros e séries para curtir as férias e ainda aprimorar sua vida profissional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Para alguns, as férias já chegaram, outros não veem a hora do recesso de fim de ano iniciar. É nesse período que muita gente aproveita para viajar, curtir com os amigos, com a família, mas também colocar o entretenimento em dia. Quando essa diversão está aliada a benefícios para a carreira profissional, as férias se tornam uma oportunidade.

[FOTO1] 

 Durante o ano letivo, a professora de português Geórgia Linhares, 25, diz que falta tempo para focar na leitura, paixão que tem desde pequena. Aproveitou então a black friday, na última semana de novembro, e comprou vários livros e quadrinhos para devorar durante o período de descanso. "Aproveito as férias porque tenho mais disponibilidade, então leio mais de um livro de uma vez. Também porque tenho um instagram literário (@igsowhygeorgia) e tento manter o hábito até para investir e quem sabe virar um negócio", conta.

 

Nessas férias ela vai ler "Wytches", HQ sobre o mundo das bruxas, o livro "Menina Boa. Menina Má", thriller psicológico sobre uma filha traumatizada pelos crimes da mãe, além de "Archie", graphic novel que inspirou a série Riverdale, e o livro "Fábulas", com novas versões dos contos de fadas - esse tem a ver com a área de pesquisa do TCC da professora. Segundo ela, a meta é ler seis livros até o fim das férias. "Muita gente na minha área (Letras) acha que só tem de ler os clássicos ou sua linha de pesquisa. Mas é bom valorizar todo tipo de gênero literário. Qualquer leitura ajuda sua área, porque vai ajudar a falar melhor, a escrever melhor, aprimorar a comunicação", diz.

 

Para Áthila Campos, diretor do Centro Cearense de Mindfulness, as férias são uma ótima oportunidade para deixar de fazer as coisas no piloto automático e investir nos hobbies. "É importante que as pessoas foquem nas férias em atividades que aumentam a energia e trazem bem-estar. Caso contrário, ela vai voltar ao trabalho com a sensação de que não valeu a pena tirar férias e acaba trabalhando excessivamente", comenta. Áthila indica como leitura as obras "Atenção plena Mindfulness: como encontrar a paz em um mundo frenético", de Mark William, e "Como domar um elefante: 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida", de Jan Chozen Bays.

 

Mindfulness

É uma prática que busca concentrar a atenção dos indivíduos para o tempo presente por meio de meditação e técnicas de relaxamento. Para as férias você pode tentar: fazer meditação por 20 a 30 minutos, exercícios de respiração, além de programação que proporcione bem-estar, como caminhadas e contato com a natureza.

 

FILMES EM CARTAZ

 

Collette

Gabrielle Colette (Keira Knightley) é uma romancista que sofre com o seu parceiro que tenta ganhar créditos em cima de suas obras de forma ilegal. Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e forte candidata ao Prêmio Nobel em Literatura. O filme é uma ótima biografia que atravessa temas atuais como o feminismo, direitos LGBT e até gestão de marcas.

 

De repente uma família

O jovem casal Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) decide adotar Lizzie (Isabela Moner), uma pré-adolescente de temperamento forte. Lizzie tem dois irmãos menores, que se mudam com ela. Logo, Pete e Ellie se veem com três crianças indisciplinadas, que deixam suas vidas de cabeça para baixo. Fluindo entre a comédia e o drama, o filme faz pensar sobre o profissional de serviço social e o sistema de adoção.

 

SÉRIES

 

Explicando

De criptomoedas e o mercado de ações até astrologia e vida extraterrestre. Tudo o que você queria saber sobre temas atuais é desvendado em "Explicando". A série documental conta com 20 episódios, cada um sobre um tema, e está disponível na Netflix.

 

Game of thrones

As famílias mais nobres dos continentes fictícios Westeros e Essos disputam o Trono de Ferro dos Sete Reinos. Para conseguir o poder máximo de governança, estratégias, alianças e guerras são travadas em meio a luta por vingança e pela honra. Vale a pena analisar a forma como a liderança, tomada de decisões e o planejamento são retratados.

 

Mad Men

A série conta o dia a dia de uma das agências de publicidade mais importantes da década de 1960 em busca de se manter no topo. Buscar soluções criativas em meio a pressão do trabalho e o embate com a concorrência é uma das grandes lições de Mad Men.

 

LIVROS

 

A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre o que compramos

O autor Martin Lindstrom apresenta os bastidores das pesquisas de neuromarketing, que explicam como nosso cérebro reage aos inúmeros estímulos da propaganda. Custa R$ 29,90.

 

Breves respostas para grandes questões

O livro reúne as reflexões do cientista Stephen Hawking, que faleceu em março deste ano, sobre a origem do universo, a existência de Deus e a natureza do tempo. "Breves respostas para grandes questões" traz posfácio de Lucy Hawking, filha do cientista.

 

Persépolis

A história em quadrinhos francesa traz uma autobiografia de Marjane Satrapi, durante e após a revolução islâmica. É uma obra didática e tocante que ajuda a entender o Oriente Médio. Dica para quem está estudando para provas de vestibular e concurso. Custa R$ 42,70.

 

O que você achou desse conteúdo?