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A profissão do espetáculo
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A profissão do espetáculo

Atores e atrizes acreditam no teatro e, mesmo com as dificuldades que a área de trabalho impõe, ocupam palcos e salas de aula
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O teatro atravessa o drama, a comédia, o horror, o romance. Atuar é um ato de coragem, ainda mais no Ceará, onde os salários das produções são cerca de 50% inferiores à remuneração no polo Rio de Janeiro-São Paulo. Opções de profissionalização não faltam, mas para sobreviver os dramaturgos assumem múltiplas funções e, por conta própria, montam espetáculos, cursos e grupos. Ou seja, são também empreendedores em suas atividades.

 

Aos 26 anos, Gabi Gomes atua, dá aulas de teatro e produz, também, eventos na Capital cearense para complementar a renda. "Tudo a gente faz, figurino, cenário, adereços, fotografia. A gente tem que aprender a gerir o dinheiro que entra para se manter e investir em novos espetáculos", explica sobre o funcionamento do Cangaias Coletivo Teatral, grupo independente do qual ela faz parte.

 

[SAIBAMAIS]Buscar parcerias públicas e privadas faz parte da rotina de coletivos como o de Gabi, mas nem sempre os valores de editais do poder público são suficientes para os espetáculos. Nesse aspecto, o mercado artístico ganha fôlego com a coordenação de cursos de teatro, o que também eleva o nível dos atores e atrizes cearenses.

 

A Cia. Teatral Acontece (CTA), por exemplo, há 16 anos forma turmas na Capital e em outros municípios - Baturité, Apuiarés, Pacajus, Horizonte e Pires Ferreira. "Já formamos aqui em Fortaleza 30 turmas e, no Interior, cinco. No Interior, fazemos em parceria com algum movimento, Governo do Estado ou associações. Temos os cursos pagos, que ajudam no sustento do grupo, e as turmas gratuitas para alunos de escola pública", explica o diretor e fundador da CTA, Almeida Júnior.

 

O teatro é naturalmente ligado à música e à dança: dessa conexão, nascem os musicais teatrais, com diálogos em forma de canções. Embora o Ceará nem chegue perto da quantidade de produções do gênero no Sudeste, por aqui já estreamos há três anos, sob a direção de André Gress, a primeira montagem oficial de um musical da Broadway (Avenida Q).

 

Produtor e diretor, André criou no ano passado a The Biz - Escola de Artes, que já possui mais de 100 alunos. A mensalidade varia de R$ 225 a R$ 480 e, a partir de 2019, serão abertas turmas para crianças de no mínimo um ano. "O mercado está se desenvolvendo, mas aqui ainda não é um polo de teatro. Estamos tentando mudar esse formato capacitando pessoas, em um ano e oito meses, já encaminhamos quatro alunos para o mercado de trabalho do Rio-São Paulo", diz.

%2b PERFIL PROFISSIONAL: Silvero Pereira

O artista de um grande musical no eixo Rio-SP pode faturar de R$ 4 a R$ 6 mil por mês durante a temporada; há personagem principal que consegue ganhar até R$ 20 mil, segundo André. "Aqui chega a ser 50% menor, se não for maior (a diferença). Eu acredito que os incentivos são muito baixos, mesmo as produtoras que conseguem patrocínio são guerreiras porque fazem muito com muito pouco. Ainda falta muita formação de plateia e de patrocinadores", analisa.

 

@amordegabi

Uma residência no Theatro José de Alencar (TJA), em 2011, e o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) em seguida, também no TJA, mudou a direção profissional de Gabi Gomes. Ela cursava Ciências Contábeis na UFC, mas naturalmente passou a integrar grupos de teatro e trabalhar na área. "De 2013 pra cá, continuei e descobri que queria que essa fosse minha profissão. Conheci o que é fazer teatro em grupo, a gente se torna quase sócios, tem muitos desafios, tem que descobrir meios de circular e conseguir vender esses espetáculos para sobreviver."

 

Atualmente, Gabi conclui a graduação em Letras e produz a peça "Colônia Penal", em cartaz aos sábados e domingos até o dia 16 de dezembro, às 18h, na Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia (TJA). "Descobri a importância da rotina e da pesquisa da produção para o trabalho do artista. Temos uma rotina que vai para além de ensaio, a gente se encontra para ensaiar de quatro a cinco horas, tem o trabalho de produção, por dia é mais ou menos umas 8 horas e levo trabalho para casa."

 

Talento e teimosia

 

O ator profissional é, antes de tudo, um teimoso - especialmente se estiver fora do clichê Rio-São Paulo. Em capitais como Fortaleza, o artista tem de construir seu próprio mercado e, além de atuar, acaba incorporando funções de produtor, assessor de imprensa, técnico e tantas outras tarefas. Essa prática do acúmulo denota uma fragilidade (porque acaba impactando na cena), mas é também um indicativo da vontade de fazer acontecer que nossos atores têm. Para a profissionalização ser realmente possível, porém, precisamos urgentemente de um maior engajamento da iniciativa privada para, enfim, consolidarmos um mercado - já que talento e impulso criativo temos de sobra.

 

Renato Abê, editor do Núcleo de Imagem e dramaturgo

 

Casa de artistas

 

"A influência do Theatro José de Alencar com a formação do ator é em todos os sentidos, ele não se forma só na sala, mas quando ele pesquisa, quando encontra pessoas e faz apresentações, é realmente uma casa", descreve a diretora do TJA, Selma Santiago. Socióloga e gestora cultural, ela diz que o equipamento namora, casa e tem filhos com os atores.

 

A biblioteca do TJA é composta, em sua maioria, por livros de teatro. Além dos diversos cursos, o lugar tem salas de ensaio, espaços de pesquisa e palcos. "O público praticamente triplicou, quando tem mais produção, com certeza, tem mais público. A cidade tem necessidade de mais espaços, tem grupos que nas suas próprias sedes fazem um espaço cultural de cena porque os teatros não dão conta", narra.

 

8.860 Alunos ingressaram no CPBT ?(sem os dados das turmas de 2018)

 

1.185  Alunos concluíram o CPBT e participaram de 60 espetáculos de 1991 a 2018 (sem os dados da turma da tarde de 2018)

 

60 É o número total de turmas do CPBT de 1991 a 2012

 

245 é o número de apresentações de espetáculos de teatro no TJA de janeiro até novembro deste ano

 

29.573 pessoas foram aos espetáculos de teatro no TJA de janeiro até novembro deste ano

 

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