Logo O POVO+
Entre a cozinha e a gestão
Pop-Empregos-E-Carreiras

Entre a cozinha e a gestão

Ivan Prado começou como auxiliar de serviços gerais e hoje é consultor gastronômico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[VIDEO1]

Ainda adolescente, não sabia muito bem que carreira escolher. A mãe indicou que fizesse um curso no Senac, instituição na qual ela já tinha estudado. Ivan Prado, hoje com 33 anos, aceitou e iniciou o curso de Culinária Trivial, que ensina a preparar entradas, molhos, pratos quentes e frios do dia a dia. Encontrou-se nas panelas. "Nunca pretendi ser cozinheiro, não via isso como algo que poderia me rentabilizar. Mas quando entrei na cozinha, eu disse 'é isso que eu quero para vida", lembra.

Foram então surgindo as oportunidades. Fez curso de pizza, trabalhou de graça em eventos do Senac, até que surgiu uma vaga de auxiliar de serviços gerais na instituição. Aceitou na hora. "Eu sempre vi como uma oportunidade de estar próximo da cozinha. Eu era responsável por limpar a cozinha e estava sempre aprendendo", diz. Depois foi chamado para ser monitor, auxiliando os professores nos cursos de gastronomia, mesma época em que cursou Técnico em Cozinha, curso de 800 horas - o maior da área no Senac Ceará. "Descobri duas paixões, a primeira foi cozinhar, a segunda foi ensinar", conta.

[FOTO1]

Logo as habilidades do cozinheiro despertaram interesse na instituição. A convite da diretoria, Ivan fez formação em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac, em São Paulo, com certificação pela CIA - Culinary Institute of America - Prochef 1. Em São Paulo, trabalhou no Grande Hotel Senac, em Campos do Jordão, e fez estágio no Restaurante Dom, do chef Alex Atala.

[SAIBAMAIS] 

De volta a Fortaleza, tornou-se instrutor de vários cursos - Salgadinhos para Festa, Cozinheiro, Confeitaria. Há sete anos, assumiu como consultor de Gastronomia do Senac Ceará. É ele quem cria os cursos, representa a área em palestras e treina os docentes. Desafio que o impulsionou a fazer cursos em gestão. "Fiz o curso APG, na Amana Key. Fiz pós-graduação em Educação Profissional no Senac, que me ajuda a pensar em metodologia, trazer o aluno para dentro do processo e como fazer a formação dele ser mais completa".

Multimídia

Confira o vídeo do Perfil Profissional em: https://bit.ly/2Fq8ZYK

 

 

O que você achou desse conteúdo?