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Ensino superior do futuro
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Ensino superior do futuro

Quais as inovações das faculdades particulares, além dos preços competitivos?
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Mais do que conseguir um emprego, o aluno de graduação busca a realização de um sonho profissional. E, muitas vezes, a faculdade particular é o caminho para garantir a capacitação necessária. Mas estar em uma instituição particular requer, além da dedicação, dinheiro. No Brasil, 49% dos alunos abandonaram cursos superiores; nas universidades privadas, a taxa de desistência sobe para 53% - Censo da Educação Superior (MEC, 2015). Para evitar evasão e preparar os alunos, os Centros Universitários e faculdades no Estado investem no principal ativo deles: os próprios indivíduos.

 

Quando se trata do futuro, é natural pensar em tecnologia e meios digitais. Atualizar, constantemente, os mais de 60 laboratórios e espaços é uma das estratégias da UniAteneu, com mais de 12 mil alunos na Instituição. "O mais importante é a metodologia com que essa tecnologia é aplicada, essa também recebe constante atualização. Aplicação presencial e online de várias dessas, com destaque para aprendizagem ativa e adaptativa, a gamificação de disciplinas e conteúdos são algumas das frentes de trabalho que possuímos", explica o diretor de relações institucionais, Cláudio Rabelo.

 

No Centro Universitário Unifanor Wyden, onde 7.500 alunos de graduação e pós estão matriculados em Fortaleza, são estimuladas as oportunidades de estudo Brasil afora. "O nosso grande desafio enquanto educadores é empoderar os alunos para que através da educação possam atingir os seus objetivos de vida. Antigamente pensávamos só na carreira, hoje a gente pensa nos objetivos de vida, eles vivem experiência que o profissional globalizado necessita", explica a reitoria Marilene Gondim.

 

Essa formação global inclui, além do incentivo à pesquisa e extensão, a inserção no mercado. A coordenadora do setor Estágio e Carreira da Uni7, Rose Nunes, aponta que a maioria dos alunos almeja o trabalho em relação à carreira acadêmica. "Fazemos convênios com empresas para que esse aluno desenvolva práticas de estágio, ele encaminha um currículo, a gente cadastra no banco de dados, porque muitas das organizações nos ligam solicitando um perfil. Cuidamos de toda a parte de análise do currículo, simulação de entrevistas", exemplifica ela.

 

Rabelo acrescenta que desenvolver ferramentas é básico para o sucesso do aluno, "uma vez que o jovem que inicia um nível superior hoje irá, provavelmente, trabalhar mais de 40 anos à frente". "Não podemos prever que ferramentas serão usadas por mais 30, 40 anos, mas podemos estimular habilidades e atitudes que serão sempre valorizadas. Atitudes são mais importantes no longo prazo do que conhecimento técnico. Percebemos que muitas oportunidades eram perdidas por nossos alunos e de outras instituições, não por falta de capacidade técnica, mas por questões ligadas a comportamentos e atitudes. A partir daí, criamos projetos de apoio e disciplinas diversas", informa o diretor.

 

Diferente das universidades públicas, onde os candidatos entram pelo Enem, os Centros Universitários têm ainda outros mecanismos de seleção: vestibular agendado, transferência interna e externa, ingresso como graduado ou a própria nota do Enem. Para evitar a evasão por causa de pagamento, os professores costumam acompanhar os alunos bolsistas do Fies, Prouni, Educred ou Prevaler. "A gente se antecipa, se tenho um aluno de financiamento com nota baixa na primeira avaliação, o coordenador oferta monitoria, oficinas com os professores para que ele recupere e continue o sonho dele", diz Marilene Gondim.

 

Os Centro universitários devem garantir, no quadro de professores, mínimo de um terço com titulação de mestrado ou doutorado. As mensalidades da graduação particular variam conforme o curso, mas também de acordo com a modalidade escolhida - presencial, semipresencial e educação a distância (EAD). O valor mensal de um curso na Uninassau pode variar entre R$ 387 e R$ 2.700, calcula o diretor-geral da faculdade, Marcus Fábio Linhares Ponte. 

 

Ele acredita na preparação não somente para o aluno compor os quadros  funcionais das empresas, mas também para ter "a capacidade de empreender e gerar sua renda".

 

Avaliações

Consulte a nota dos diferentes cursos de graduação em http://emec.mec.gov.br/ 

 

Aumento da procura

 

Cada vez mais gente quer ir além da graduação e, mesmo empregado, concilia a jornada de trabalho com os cursos de especialização, mestrados e doutorados. Se antigamente o diploma de curso superior garantia uma vaga no mercado, hoje a graduação não é mais um diferencial competitivo, define o pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará, Geam Santos. "Eles (alunos) começam o curso mais cedo do que há anos atrás. E, de modo geral, buscam se especializar em gestão, atuar numa área diferente da que se formaram ou empreender".

 

O mercado, por causa da maior quantidade de pessoas formadas, exige pós-graduação. É, muitas vezes, requisito básico em alguns processos seletivos, explica Cláudio Rabelo, diretor de relações institucionais da UniAteneu. A procura por cursos de pós-graduação na Uninassau Fortaleza cresceu 35%, informa Marcus Fábio Linhas Ponte, diretor geral da instituição.

 

O que eles querem?

 

Engajamento

 

Estar engajada com as políticas sociais e com os direitos humanos é objetivo de Nathália Medeiros Mesquita, 25, estudante de Psicologia do Centro Universitário Unifanor Wyden. "A graduação me proporcionou pensar uma Psicologia muito além daquela voltada para uma clínica, a experiência com ênfase em direitos humanos. Eu espero conseguir entrar no mestrado e atuar como docente", planeja.

 

longe de casa 

 

Brenda Lima, 21, natural de Acaraú, escolheu cursar Fisioterapia na Uninassau, já que no Interior não encontrou opção de Instituições de Ensino Superior (IES). Ela busca agora aperfeiçoar os estudos em Fisioterapia Oncológica. "A Fisioterapia é um universo dentro da área da saúde, atua desde a prevenção até a reabilitação do paciente. Sem falar que é algo inovador para a minha cidade de origem".

 

Ética

 

Guilherme Henrique, 20, está no quarto semestre do curso de Psicologia, no Centro Universitário 7 de Setembro - Uni7. "Eu espero me tornar um profissional respaldado no nosso Código de Ética, ser um profissional qualificado da maneira mais humana possível".

 

Mercado

 

Mayara Lima cursa o 7º semestre do curso de Jornalismo no Centro Universitário Estácio do Ceará. Na graduação, ela vê oportunidade de crescimento e preparo na área da Comunicação. "Dentro da graduação consegui estar mais próxima da minha área de atuação, seja através das aulas ou de atividades extras que minha faculdade oferece", resume.

 

NÚMEROS do CEARÁ

Centro Universitário
Estácio do Ceará

42 mil alunos em Fortaleza, presencial e EaD, oferecendo 88 cursos de Graduação em ambas as modalidades.

 

Centro Universitário Unifanor Wyden: MAIS DE 40 CURSOS DE GRADUAÇÃO e 7500 alunos de graduação e pós

 

UniAteneu: mais de 100 cursos e programas educacionais em diversos campi.

 

Uninassau: Mais de 70 cursos entre as modalidades presencial e EAD

 

Pautas do ensino superior

 

"Muito tem se falado sobre a evolução da educação a distância, o ensino semipresencial e a baixa qualidade de instituições nacionais, que não conseguem entregar um bom suporte e por consequência entregam um ensino deficiente. Por outro lado, quem possui uma estrutura adequada, como os centros universitários e universidades da própria região consegue atender melhor esses alunos" - Cláudio Rabelo, diretor de relações institucionais do Centro Universitário UniAteneu

 

"Esse aluno hoje tem uma urgência de estar no mercado e estar bem no mercado, antigamente precisava daquela graduação de uma forma não tão urgente e não tão focada no resultado financeiro. Hoje ele vem com o sonho de se colocar com um melhor salário, não é só o empoderamento para a vida profissional, mas para a vida das pessoas, ele quer realizar o sonho e proporcionar uma vida melhor para a família, busca muita prática, quer muito laboratório" - Marilene Gondim, reitora do Centro Universitário Unifanor Wyden

 

"As metodologias tradicionais cada vez mais cedem espaço a metodologias ativas de aprendizagem, conferindo protagonismo ao aluno e oferecendo ao professor recursos para uma mediação pedagógica mais colaborativa e sintonizada com as novas mídias. Os alunos também têm oportunidade de participar de projetos de extensão, atividades acadêmicas e minicursos que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais relevantes em sua formação profissional e de cidadania" - Geam Santos, pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará

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