Logo O POVO+
Construção do triunfo
Pop-Empregos-E-Carreiras

Construção do triunfo

Engenheiro civil caboverdiano Valter Monteiro Brito conta como vende serviços de construção virtual no Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Habilidade com softwares de construção e expertise sobre o modelo BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação de Construção) levam o empresário e engenheiro civil Valter Monteiro Brito, 29, longe. Natural do Cabo Verde, ele iniciou no Nordeste o trabalho que deu origem a duas empresas, com atuação em Fortaleza, em Goiânia e, logo mais, em Curitiba. "Abri a minha primeira empresa para gerenciamento de obras, vinculado à tecnologia".

Destaque na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, ele veio ao Brasil por meio de um programa para estudantes de graduação. Concluiu o curso de Engenharia Civil na UFPI em quatro anos e foi homenageado pela instituição por desempenho acadêmico excepcional, sendo logo contratado por um grupo espanhol no Piauí e emendou o primeiro MBA na capital cearense - hoje já está na terceira pós-graduação. "Acabei vendo que o mercado de Fortaleza era muito maior que do Piauí. Decidi em estabelecer na cidade".

[SAIBAMAIS]

Valter visualizou as possibilidades da construção virtual no início da carreira, quando percebeu deficiências na gestão de obras, além do retrabalho constante na parte de instalação. "Notei que tinha um nicho a ser explorado, como já trabalhava com o software Revit (da Autodesk), concluí que se eu trabalhasse o ponto visual dando ênfase em BIM e agregando técnicas de gestão, conseguiria criar um serviço que solucionasse esse déficit na gestão de obras", explica ele.

A VMB Engenharia oferta serviços de construção virtual, orçamento, planejamento, monitoramento e controle de obras, tudo com o suporte da modelagem BIM. "Tem gente que acha que essa tecnologia (a construção virtual) vai ganhar força em 2022 ou 2025, mas, desde 2013 eu já vendo isso". O Valter deu início a sua segunda empresa, a VMB Construtora e Incorporadora Ltda, com o foco em construção e incorporação de unidades de baixo custo e alta qualidade de acabamento.

A sua empresa presta consultoria para construtoras como a BCP Engenharia, Construtora Montenegro, JSC Engenharia entre outras. O Engenheiro também é professor do Instituto de Pós-Graduação (IPOG), em turmas em todo o território brasileiro. "Você tem que unir técnica à capacidade de persuadir pessoas e entregar, de fato, um produto de valor, se não você não fica no mercado", ensina.

Multimídia

Acesse os vídeos do Perfil Profissional em https://bit.ly/2Fq8ZYK

 

 

O que você achou desse conteúdo?