Logo O POVO+
Do sertão olhando para o mar
Pop-Empregos-E-Carreiras

Do sertão olhando para o mar

O Interior do Nordeste como fonte de oportunidades
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Por décadas, o interior do Nordeste foi rotulado como incapaz de oferecer condições mínimas de emprego e de renda para a população, sendo esta região geradora de mão de obra pouco especializada e com baixa capacidade de empreender.

A meta então era seguir o fluxo do êxodo para garantir o emprego tão sonhado na Capital e, um dia, poder regressar. Esse enredo, tão conhecido por nós, moradores dos sertões, consolidou-se como única opção capaz de garantir os padrões de consumo tão desejados pelas inúmeras gerações de jovens trabalhadores.

Ora, os grandes centros urbanos foram sempre sinônimo de oportunidades para os que buscavam melhoria de vida, seja pela oferta de trabalho, seja pela oferta de estudo. De fato, a Capital ainda é o principal destino do fluxo de mão de obra especializada, contudo vem demonstrando sinais claros de estagnação de setores importantes como o de serviços.

Para os que procuram qualificação e estudo como oportunidade, não é mais necessário estar à beira mar para ter acesso às formações acadêmicas e técnicas tão sonhadas como profissão. Neste aspecto, a interiorização da academia nos mais diversos níveis de graduação e pós-graduação permitiu que o Sertão Virasse Mar com uma referência à formação integral dos que não seguiram o fluxo do êxodo e permaneceram nos nichos de origem.

A capacidade de formação in loco, potencializada pela aplicação do conceito de empreendedorismo, transformou o Interior em um celeiro de oportunidades para estudo e trabalho. Porém, o processo de geração de oportunidade, entenda-se emprego, não ocorre espontaneamente. Gerar emprego não pode estar dependente de um mercado invisível. Esse processo precisar ser induzido! A mola propulsora disso está na qualificação do profissional tão procurado à beira mar e agora disponível no Interior. Em setembro de 2017, 76% das vagas de trabalho com carteira assinada geradas no Ceará estavam concentradas em cidades do Interior (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará).

Quem pretende buscar emprego e oportunidades de estudo precisa lançar um olhar com atenção, do Mar para o Sertão, para as cidades do Interior. São as cidades do Interior, mesmo diante das dificuldades econômicas, que estão conseguindo gerar novas oportunidades nos mais diversos nichos de mercado.

É importante ressaltar que há uma sucessão de fatores que congruem para esta mudança de paradigma, como o empreendedorismo, a interiorização da formação profissional, a exemplo da presença capilarizada dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e a atração de novos investimentos e empresas para o interior. Na atualidade, o fluxo do êxodo tende a se inverter, estar no Sertão olhando para o Mar pode significar prosperidade e melhoria de vida.

 

Prof. Dr. João Paulo Arcelino do Rêgo

Zootecnista

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Boa Viagem

 

O que você achou desse conteúdo?