Logo O POVO+
Protagonista do Ceará
Pop-Empregos-E-Carreiras

Protagonista do Ceará

O ator Lucas Cavalcante conta no palco, com voz e corpo, a cearensidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Quando as cortinas do musical Ceará Show se abrem, o ator Lucas Cavalcante, 18, tem a missão de protagonizar um enredo sobre o Estado do Ceará a um público médio de 400 pessoas. Ele interpreta o Moa (de Moacir, filho da índia Iracema) no espetáculo que completa dois anos em cartaz em setembro. Segundo a organização é quando chegará a 500 apresentações. Na trama, o jovem vive um conflito entre o amor que sente por Cecília e a vontade de ser jangadeiro e palhaço.

Lucas conta que a paixão por novelas ainda criança despertou a vontade de atuar. "Comecei profissionalmente em 2009 com a Comédia Cearense, um dos grupos de teatro mais antigos do Estado, tem mais de 60 anos", lembra. Ele conta que a experiência de oito anos no grupo fundado pelos artistas Hiramisa Serra e Haroldo Serra foi uma das principais formações como ator, já que teve possibilidade de encenar em diversos gêneros do teatro.

Ser uma janela que mostra o Ceará para o mundo parece que sempre acompanhou o ator. Em 2010 surgiu a oportunidade de fazer Renato Aragão em um especial de fim de ano da Rede Globo e, após esse trabalho, já veio o convite para o Ceará Show. "Eu fiquei sabendo da vaga (para o musical) pelas redes sociais e depois de um teste com 600 pessoas, o diretor viu meu vídeo e disse que tinha gostado. Em uma semana já sabia que estava no elenco", diz.

O ator já fez workshop com o cineasta Roberto Jabor no Sesc Iracema, curso na Act2up Produções com a produtora Giselle Bezerra, além de cursos na área de Audiovisual e na Escola de Artes do Ceará. Segundo ele, a principal formação vem do dia a dia mesmo, em que procura inclusive aperfeiçoar o personagem do musical. "Apesar de estar há quase dois anos em cartaz, estou sempre descobrindo algo novo. Ainda não terminei de construir meu personagem", afirma.

Nos palcos ele já foi Mogli, o menino lobo, Peter Pan e Victor, da Noiva Cadáver. Já ganhou dois prêmios Quimeras de Teatro, um como ator revelação e outro como ator coadjuvante, e em 2016 ficou entre os três melhores atores do Estado pelo Prêmio Ceará Encena. "A dica para quem quer trabalhar com Teatro é se qualificar nas mais diversas áreas. Aula de sapateado, de canto, dança", sugere.

 

MULTIMÍDIA

Confira o vídeo do Perfil Profissional em: https://bit.ly/2Fq8ZYK

[VIDEO1]
PELOS PALCOS

 

Que estratégia você usa para retratar o Ceará no palco?

O Ceará Show é voltado para o público turista porque é um espetáculo que conta a história do Estado, então é para quem vem, não conhece. Nesse período de alta estação inclusive aumenta o número de público, a casa lota. A forma que eu tento passar é da forma mais natural e espontânea possível, mostrar que a gente não foge da luta, está pronto para tudo, tem alegria e hospitalidade.

Quais suas referências no teatro?

Tenho muito orgulho dos artistas daqui. Silvero Pereira, Hiramisa Serra e Haroldo Serra, que é de onde eu vim. Saindo do Ceará, admiro muito Fernanda Montenegro, que é minha diva master, está no topo.

Quais os projetos futuros do Ceará Show?
O Ceará Show tem o projeto de ter um curso técnico de dois anos de duração, em que a pessoa já vai sair com formação em canto e dança. E há planos também de sair em turnê pelo Brasil. Mas são só projetos, nada em execução ainda.
 

O que você achou desse conteúdo?