Logo O POVO+
O Brasil e suas Copas
Pop-Empregos-E-Carreiras

O Brasil e suas Copas

Como o Brasil na Copa do Mundo pode ser tema do Enem
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Chegamos mais uma vez ao tão esperado momento da Copa do Mundo. Para muitos, um instante de entusiasmo pelo amor ao futebol, para outros o único momento de patriotismo da maioria da população brasileira, e para alguns uma forma de ganhar dinheiro, de qualquer forma (acessórios, entretenimento etc.)

A participação em um mundial desse além de envolver grandes negócios, existe também o apelo da política, parte relacionada a quase todas as edições acontecidas e nesse caso o Brasil, por ter participado de todos os mundiais, teremos muitas coisas para falar sobre os governos das nossas edições vencedoras e como alguns aproveitaram-se da euforia dessa festividade para, quem sabe, camuflar problemas e divulgar perfeições, nunca antes acontecidas.

Assim é uma Copa, e se chorei ou se sorri, o importante é lembrar todas aqui.

Para assistir 

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário, que é vizinho do avô de Mauro.

Fonte: http://www.adorocinema.com

Vitórias brasileiras X contextos políticos 

1958

País sede:Suécia

Presidente do Brasil: Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Seleção campeã: Brasil

Kubitschek inicia a aplicação do seu plano de metas(energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação), cujo slogan era "50 anos em 5".

É aprovado o projeto de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

Construção de Brasília(21 de abril de 1960)

Tem início o movimento de música popular "Bossa Nova".

1962

País sede: Chile

Presidente do Brasil: João Goulart(1961-1964)

Seleção campeã: Brasil

Foi criado o Parlamentarismo, com a renúncia do Presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961. Os partidos da oposição, como a UDN (União Democrática Nacional) e os militares tentaram impedir a sua posse, pois na ocasião, Jango, que era tido como simpatizante do comunismo e estava em visita oficial à China (país socialista).A solução encontrada pelo Congresso Nacional foi instaurar o sistema Parlamentarista, no qual o poder do Presidente fica limitado.

Conquistaram um antigo sonho dos funcionários: o 13º salário.

No dia 31 de março de 1964, os militares se reuniram e tomaram o poder, com apoio dos Estados Unidos.

1970

País sede: México

Presidente do Brasil: Emílio Garrastazu Médici (1969-1974)

Seleção campeã: Brasil

O general Médici governou o País durante o regime militar, sendo o seu governo conhecido como os anos de chumbo da ditadura, devido à violentíssima repressão promovida contra opositores do regime militar

Houve um grande crescimento econômico que ficou conhecido como o Milagre Brasileiro, mesclado com o aumento da miséria,da concentração de renda e arrocho salarial.

1994

País sede: EUA

Presidente do Brasil: Itamar Franco(1992-1994)

Seleção campeã: Brasil

Assumiu a presidência, após a renúncia do presidente Collor e foi empossado em dezembro de 1992.

Implantou o sistema monetário Real, em 1994.

2002

País sede: Coreia do Sul/Japão

Presidente do Brasil: Fernando Henrique Cardoso (1999 a 2002)

Seleção campeã: Brasil

A política de estabilidade e da continuidade do Plano Real

A dívida pública do Brasil, que era de US$ 60 bilhões em julho de 1994, saltou para US$ 245 bilhões em novembro de 2002

Racionamento de energia elétrica provocou o "escândalo do apagão".

Curiosidades 

O que é uma Copa do Mundo? 

A Copa do Mundo de Futebol é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), mobilizadora da atenção de praticamente o mundo inteiro.

Acontecida pela primeira vez em 1930, no Uruguai, que tinha uma das melhores seleções do mundo naquele momento, acabou vencendo esse primeiro torneio.

O evento é realizado a cada quatro anos, e deixou de ser organizado em apenas duas edições (1942 e 1946), em razão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As Copas do Mundo ganharam um contorno de investimentos e retorno financeiros multimilionários. O retorno no mercado turístico local e as melhorias na infraestrutura são benefícios que acabam impactando a população local, muito embora os preços exorbitantes dos ingressos não sejam nem um pouco acessíveis.

Só em 1934... 

Na Copa de 1934, um fato curioso. O jogador da seleção suíça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols. 

TEMAS DE REDAÇÃO 

Com as histórias contadas, por que não fazer uma redação com esses temas?

*Torcidas organizadas

*Esporte: uma forma eficiente de inclusão

*Copa do mundo: legados e problemas

Questão do Enem 

Observe atentamente os dois cartuns de Ziraldo.

O cartunista ironiza alguns aspectos da política governamental do período da ditadura militar no Brasil. Observando os seus detalhes, pode-se afirmar que os cartuns revelam

a) as contradições da política governamental que, apesar da repressão à liberdade de manifestação e expressão, se baseava nos princípios de igualdade social, promovendo a distribuição equitativa da renda.

b) a intolerância do governo em relação à oposição e a utilização da conquista do tricampeonato para encobrir as desigualdades sociais, oriundas do modelo econômico adotado.

c) que a "repartição do bolo", apregoada pelos idealizadores do modelo econômico do regime, foi concretizada, motivo pelo qual os brasileiros saíram às ruas para grifar frases como "Brasil: ame-o ou deixe-o".

d) que os brasileiros comemoraram com ardor o tricampeonato mundial de futebol, num clima de fraternidade, onde até mesmo os setores oposicionistas saudaram o esforço do governo para alcançar essa vitória.

e) que o governo respeitou as diferenças ideológicas que existiam no interior da sociedade brasileira, o que garantiu a execução das medidas econômicas de promoção da igualdade econômica.

Comentário: B

Em muitos governos, inclusive no Brasil, um evento desse, com grande repercussão de massa, acaba sendo utilizado para alienação dessa população, fazendo com alguns gestores utilizem a esportividade do campeonato para manipular informações e passar uma atmosfera de "perfeição" para aqueles que não acompanham intensamente a vida política do país. 

O que você achou desse conteúdo?