Logo O POVO+
Saiba onde a moda emprega no Ceará
Pop-Empregos-E-Carreiras

Saiba onde a moda emprega no Ceará

A moda emprega, movimenta o mercado e realiza muito além do que roupas. Por trás das peças, inúmeros profissionais de uma extensa cadeia de produção
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Costureiras, modelistas, estilistas, maquiadores, além de vários profissionais responsáveis pela fabricação de roupas e produção dos desfiles. São dezenas de pessoas envolvidas nos processos do mercado da moda, que ganha força às vésperas de grandes eventos e precisa se reinventar a cada dia. Exige-se dos profissionais muito estudo e trabalho duro que nada tem a ver com glamour. É o que garantem os especialistas e profissionais da área.


“Gostar de estudar, ter dedicação e ser perseverante são os primeiros passos. Depois é preciso definir o foco e buscar todo conhecimento sobre o tema para que a entrega ao mercado seja de um produto ou serviço de excelência. É preciso conhecer o universo em que ele deseja atuar, buscar se profissionalizar sempre, entender do negócio como um todo e oferecer principalmente um serviço diferenciado, que vai além do produto simplesmente”, explica a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área de moda, Eveline Costa.


O cliente quer conforto, beleza e qualidade, mas para se sobressair é preciso engajamento. Dono de duas lojas, uma na av. Desembargador Moreira e outra no RioMar Fortaleza, o estilista Iury Costa sempre busca contar histórias em seus desfiles. “É mais uma questão de dar novos sentidos aos códigos que já foram criados, então é muita observação. Eu me inspiro muito na maneira que as pessoas se vestem, pego cartelas de cores de momentos, as estampas e as histórias têm todas as subjetividades”, frisa.


No lançamento da última coleção de Iury, por exemplo, uma sommelier criou três maneiras de beber o mesmo vinho. A apresentação acabou atraindo um público novo. Para o desfile em referência a Sérvulo Esmeraldo, que ele vai levar ao DFB, Iury tem equipe múltipla, com assistente de estilo, stylish, profissionais de beleza para criar maquiagem e cabelo, fotógrafos, DJ, casting de 20 modelos etc. “Uma coisa que tem que ser é verdadeiro, não pode esquecer essa parte lúdica da moda, essa história por trás que é o que define e diferencia um vestido do outro”, acrescenta ele.


Para o estilista Kalil Nepomuceno, a visão de mercado e o bom gosto também exercem influência sobre os trabalhos de moda, além de ser necessária uma boa estratégia de marketing para fomentar a marca no meio social. “Um profissional capacitado e competente, ele mesmo faz seu preço! No nosso mercado não existe tabela de remuneração, existe capacidade e talento”, frisa. 

 

EVENTOS DE MODA

DFB


Em sua 19ª edição, o DFB tem programação de cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação.

 

Considerado pelo idealizador, Claudio Silveira, o maior encontro de moda autoral da América Latina. Este ano, será realizado pela quarta vez no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, entre os dias 9 a 12 de maio.

São Paulo Fashion Week


Realizado desde 1996, inicialmente com o nome Morumbi Fashion Week. O SPFW colocou o Brasil no mapa e no calendário mundial de moda.

Minas Trend


O Minas Trend reúne fabricantes e lojistas, configurando-se como um grande salão de negócios para a moda.

O que você achou desse conteúdo?