PUBLICIDADE
Jornal

Um legado no mercado automotivo

Camila Melo, diretora de Marketing da empresa inaugurada pelo avô, constrói carreira ao lado do pai e do irmão

23/04/2018 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Conhecer todos os processos de funcionamento da empresa do pai, ainda como estagiária, foi a tarefa de Camila Melo, 29, por anos antes de assumir um cargo de direção na Agência Peixoto (AGP). Antes mesmo de se formar em Direito, descobriu a afinidade por Marketing e resolveu trocar de curso. A escolha por Administração conectou-se à prática do trabalho exercido no grupo, representante de marcas como Jaguar - Land Rover, Kia, Yamaha e Ford, em Fortaleza.


“Passei por todas as áreas até me encontrar no setor de marketing de gestão, que é exatamente o setor que eu atuo hoje. Acompanhei a implantação do setor de Recursos Humanos, passei um pouquinho pelo setor comercial para entender como um todo”, lembra.


Logo de cara, Camila precisou encontrar seu espaço em um ambiente de trabalho predominantemente ocupado por homens. “Hoje sim, nós já temos algumas lideranças femininas de destaque no Brasil, trabalhando com concessionárias, mas sempre foi um ambiente muito masculino. Eu pensei em várias opções, talvez montar um negócio para mim de moda, de decoração, alguma coisa nesse sentido. Mas, o que mais me motivou a permanecer (no ramo automotivo) foi dar continuidade ao legado do meu avô”, frisa.

[QUOTE1]

Camila cumpre carga horário de oito horas ou até mais e acaba participando de outros processos além do marketing. Fez o ensino médio no Canadá, participou de um collegue program da Disney e conheceu concessionárias como Hyundai e Mercedes-Benz em um curso na National Automobile Dealers Association NADA/ATD Academy, em Los Angeles.


Hoje, faz da paixão por carros um ofício profissional e pessoal. “Sempre gostei muito de inovação e de me relacionar com as pessoas. A gente trabalha desde o público D até o público A. Então, entender o público alvo de cada empresa é um grande desafio”.


Com as mudanças do mercado, ela tem os livros de Philip Kotler como leitura recorrente e pesquisa tendências para desenvolver as ações de cobranding do grupo. “Buscamos ações de experiência, em que a gente tem contato com o cliente”, enumera.

 

SONHO SOBRE RODAS

 

QUAIS HABILIDADES ESSENCIAIS PARA ATUAR NA ÁREA?

Eu acho que uma das principais habilidades é a flexibilidade, o mercado tem mudado constantemente e nós procuramos aqui no grupo sempre trabalhar com nosso DNA, que é a inovação aliada à tradição de 52 anos de mercado no ramo automotivo e nessa diversificação de produtos que nós temos.

O QUE VOCÊ DIRIA PARA QUEM QUER ATUAR NO MERCADO DE LUXO?

É estar sempre antenado às mudanças de mercado, buscar a inovação. Nós fizemos uma loja em shopping, o perfil do consumidor está mudando, a maneira como ele se comunica, a questão do digital, que veio como uma tendência muito forte, a personalização dos produtos. Trabalhar com foco na personalização dos produtos, principalmente quando a gente está falando de um mercado de luxo e entender o seu público-alvo.

O QUE VOCÊ NÃO FARIA NOVAMENTE NESSA ÁREA?

Eu acho que o maior erro que você pode cometer é não ter um planejamento, ele é essencial e vital para qualquer área da empresa.

PARA ONDE ESPERA QUE SUA CARREIRA TE LEVE?

O principal é conseguir manter a empresa no mercado, essa tradição, poder passar isso para os meus filhos, para os meus sobrinhos, que serão a quarta geração da empresa. Eu acho que esse é o meu maior sonho, maior objetivo.

MULTIMÍDIA


Assista ao vídeo do Perfil Profissional de Camila Melo

[VIDEO1]

 

AMANDA ARAÚJO

TAGS
NULL