Logo O POVO+
O sonho de estudar fora
Pop-Empregos-E-Carreiras

O sonho de estudar fora

Preparar-se para um intercâmbio requer pesquisa prévia dos países e programas adequados à sua necessidade, além de planejamento financeiro antes de embarcar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Estudar fora é juntar as experiências que agregam ao currículo ao prazer de viajar e ter contato com novos costumes, comidas e línguas. Por isso, a preparação é fundamental.


A estudante Cristiane Mamede, 17, escolheu o Canadá para fazer um dos semestres do ensino médio, no programa chamado high school. Depois de pesquisar diferentes países de língua inglesa, ela optou por uma escola na cidade de Coquitlam, região metropolitana de Vancouver, para concluir o 2º ano. “O intercâmbio foi importante porque conheci uma cultura muito nova, aprendi a ser independente e o inglês melhorou 100%”, diz.


Cristiane conta que o inglês era “terrível” antes de embarcar para o Canadá, e, por isso, foi preciso se capacitar previamente. “Antes de ir, me aconselharam a fazer aula de inglês. Tive aulas de conversação e eu chamei uma pessoa para ficar conversando comigo e treinando o básico do inglês”, lembra Cristiane.

[QUOTE1]

Naiana Serra, proprietária da CI Intercâmbio, conta que essa preparação para a língua estrangeira que o intercambista terá contato é fundamental. “É importante antes reforçar o inglês com um curso ou professor particular. Quanto mais você for com o inglês preparado, mais rápido você vai absorver lá fora”, diz. E isso vale pro espanhol, francês, italiano…


É importante também se preparar psicologicamente. Naiana comenta que o intercambista tem de entender que ele precisará se adaptar à nova cultura, não os nativos. “É preciso ter a cabeça e o coração aberto porque a pessoa vai morar em outra cultura, então ela vai ter de se acostumar ao país, provar novas comidas, falar outra língua etc.”

 

O que você achou desse conteúdo?