Logo O POVO+
Comerciante de alma
Pop-Empregos-E-Carreiras

Comerciante de alma

Michele Ribeiro atua como gerente de marketing em um dos maiores shoppings de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Foi só receber o convite para trabalhar em Fortaleza que Michele Ribeiro começou a estudar o novo destino. Não conhecia ninguém, não conhecia a cidade, mas não pensou duas vezes em aceitar a gerência de marketing do novo shopping que estava sendo construído, em 2014. “A profissão que me escolheu. Eu nunca tive grandes oportunidades, foi um passado muito difícil. Eu sempre gostei de comércio. Eu vendia roupa na adolescência, vendia salgado na rua”, conta.


Não importa se a montagem do palco começa de madrugada, Michele estará presente para que tudo saia de acordo com o esperado. “Eu não tenho nem essa obrigação, mas eu gosto de acompanhar. Se está montando um evento grande, eu pego meu carro e vou”. Além da coordenação das 320 lojas, é ela quem cria, planeja e supervisiona os eventos promovidos pelo RioMar Fortaleza. Nesses 20 anos de experiência, a gerente de marketing foi estagiária, passou para coordenadora até chegar no topo.
[QUOTE1] 

A paranaense se formou em Administração pela Universidade Braz Cubas, especializou-se em Marketing e hoje termina sua pós-graduação em Inteligência de Mercado. Sua equipe é formada por mais cinco pessoas: uma coordenadora, três analistas de marketing e um analista de mídias.“Eu exercito a autocrítica muito grande. Eu sou muito exigente comigo e com a minha equipe. Eu entro no detalhe, supervisiono tudo”, revela. Assim, o expediente já começa a caminho do escritório, respondendo emails, e se estende até o fim de semana às vezes.
 

Um dos desafios é ter jogo de cintura para lidar com os clientes e conseguir resultados. É preciso atender os diferentes públicos. “O RioMar é classificado como um shopping regional, a gente tem que receber todos os públicos, todas as classes sociais. É um shopping de grande porte. Mas o desafio mesmo é esse, que todos se sintam bem”, analisa.
 

Para se inspirar, ela foge do comum e utiliza métodos criativos para estimular os colegas. Uma visita ao museu, um passeio no Dragão do Mar, um programa cultural por semana com a equipe funciona como fonte de ideias. “Sou apaixonada pela educação, não só acadêmica. Essa educação que você traz de casa é a que te faz chegar em qualquer lugar, te faz sentar na mesa com qualquer pessoa e te abre portas para você ir onde você quiser”. 

 

MULTIMÍDIA
Confira o vídeo do Perfil Profissional de Michele Ribeiro no canal:
http://bit.ly/2Fq8ZYK

[VIDEO1] 

OLHAR ATENTO    

 

COMO SE MANTÉM ATUALIZADA SOBRE MARKETING?
 

Eu estou estudando sempre, estou concluindo uma pós-graduação. Gosto muito de ler, sou apaixonada pela moda antiga mesmo, de comprar livro em sebo. Você estar em contato com crianças, jovens e adolescentes, você compartilhar seus trabalhos e suas ideias. Me ajuda muito o fato de eu ter filhos de idades diferentes. Eu tenho uma menina de 24 anos, um menino de 20 e um de 16, que têm gostos diferentes. E a gente aqui do marketing tem o hábito de sair do shopping e fazer um programa cultural uma vez por semana.  A gente vai para qualquer lugar e volta com uma ideia boa. Quem trabalha com marketing tem que ter esse olhar atento. 

QUAIS OS DESAFIOS VOCÊ ENFRENTA COMO GERENTE DE MARKETING?
 

A gente tem que gerar resultados para parceiros e clientes. Você tem que ter um posicionamento muito claro. Esse é um desafio claro. Cheguei aqui sem conhecer ninguém. Mas eu tive muita sorte, porque eu fiz boas alianças. E o RioMar é classificado como um shopping regional, a gente tem que receber todos os públicos, todas as classes sociais. É um shopping de grande porte. Mas o desafio mesmo é esse, que todos se sintam bem.

PARA ATUAR NESSA ÁREA, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
 

Eu acho que a gente tem pessoas bem diferentes, de gostos diferentes, de formações diferentes. A principal motivação é gostar do que faz. Ter comprometimento, disposição para fazer um esforço extra, criatividade, acreditar que o impossível é possível, reconhecer as capacidades dos outros. Ninguém faz nada sozinho. Basta você ter um olhar atento. Ideias qualquer pessoa pode ter. Você tem que ter alianças boas, bons parceiros, para que você consiga concretizar o que você pensou, determinação para colocar em prática, trazer resultado.  

 

 

O que você achou desse conteúdo?