VERSÃO IMPRESSA

Fator time: porque 90% é execução

São muitas as experiências que ratificam quão importante é ter uma equipe desafiadora e em sintonia

01:30 | 05/02/2018



Quanto estamos falando de fatores críticos para o sucesso de uma startup, um dos pontos que logo surgem à cabeça é “uma boa ideia”. Entretanto, quem vive o mundo das startups sabe que um fator crucial para o sucesso da startup é o time – o grupo de pessoas colocando aquele projeto para frente.


“Mais vale um time bom com uma ideia ruim do que um time ruim com uma ideia boa.” Esta máxima tão difundida é uma das grandes verdades do ecossistema de startups. Uma ideia pode parecer a melhor possível, mas, sem um time com as competências necessárias para colocá-la para frente, ela é só uma ideia. Costuma-se dizer que, numa startup, 10% é inspiração e 90%, execução. É por esta razão que um time bom é um fator tão importante, pois será capaz de mudar de rota até achar a oportunidade certa.
 

Existem inúmeros exemplos. Em 2005, o Android atuava no desenvolvimento de sistemas operacionais para câmeras, quando foi então investido pelo Google. Orientados pelos novos investidores, a equipe à frente da iniciativa - que era muito boa - resolveu mudar a rota da ideia e apostar em sistemas operacionais para dispositivos móveis (celulares, tablets etc). Hoje, eles têm 80% desse mercado no mundo. Sem uma equipe muito boa, que reunisse as competências necessárias, é muito provável que não tivessem alcançado o sucesso com o Android e ainda estivessem falando de câmeras, ou mesmo fechado o negócio.
 

Tendo isso em mente, se você tem uma ideia de um novo negócio, desde o início, pense nas competências necessárias para colocá-lo para frente. Faça um mapa mental de pessoas dos seus círculos sociais que possam suprir essas necessidades e vá atrás de formar seu time! Tem muita gente boa atrás de bons desafios por aí. 

 

FAÇA UM MAPA mental de pessoas dos seus círculos sociais que possam suprir essas necessidades e vá atrás de formar seu time 

TAGS