Logo O POVO+
Caminhos de uma obra autoral
Pop-Empregos-E-Carreiras

Caminhos de uma obra autoral

A designer de moda Renata Santiago se lança no mercado com sua própria marca, conciliando com a carreira acadêmica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Entre prateleiras de livros de literatura e de psicologia, arara de roupas e quadros de músicos, Renata Santiago se inspira para desenhar peças de roupa diariamente em seu escritório em casa. Não só desenha como também escreve, sejam frases poéticas da sua própria imaginação, sejam fragmentos de suas obras preferidas. Assim, nascem as coleções de sua marca autoral Moda Para Mim.
 

Designer de moda, graduada na UFC, com especialização em gestão de Design de Moda, Consultoria de imagem, Psicanálise e Colorimetria, Renata Santiago também divide o tempo entre o estudo do mestrado em Artes (UFC) e o ensino nas universidades. “Quando eu estava me formando, eu quis criar algo que eu não via na cidade, que unisse a consultoria de imagem com a criação. Eu não me vejo nem só criando roupa, nem só dando consultoria, nem só dando aula”, afirma Renata Santiago.
 

O Moda Para Mim surgiu em 2011 como blog ainda quando era universitária. Próximo a se formar, passou a desenhar as peças para vender em cinco lojas multimarcas. O seu próprio ateliê veio em 2012, mas só funcionou até abril de 2016. “Eu percebi que esse espaço estava me limitando criativamente, o próprio local foi um fator que já estava distante do que acontece na cidade. A moda é um animal que sente, que fareja, porque senão você é engolido”, afirma.
 

Dessa forma, optou por fechar as portas e se voltar para as feiras coletivas, como o Babado Coletivo. “O Babado é hoje uma rede de marcas autorais”, conta. Atualmente, a equipe é formada por outras cinco pessoas entre modelistas, costureiras e pilotistas. Mantendo a linha minimalista, as coleções são reflexos de seu cotidiano e de seu envolvimento com a arte desde a escolha de cores até o nome, como bege, branco e verde terra da coleção O Choro de Iracema, apresentada na feira do último Dragão Fashion Brasil.
 

Além de roupas, a marca também oferece cursos e consultoria de imagem para pessoas físicas e empresas. Os planos para o novo ateliê estão sendo elaborados. Apesar de ainda não ter as ideias completamente delineadas como localização e data para inauguração, a essência do local já foi pensada. 

 

“Eu pretendo lançar um novo espaço não só com ateliê, mas com produção de moda, para dar espaço para novos criadores”, diz.
 

Para Renata Santiago, o perfil ideal de um profissional da moda é alguém movido pela sensibilidade, curiosidade e vontade de pesquisar. “O que está no cerne da moda é a mudança”, reflete.

 

MULTIMÍDIA 

Confira o vídeo com Renata Santiago em: http://bit.ly/2Cpg8H5

[VIDEO1] 

 

LORENA MARCELLO

ESPECIAL PARA O POVO
lorenamarcello@opovo.com.br

O que você achou desse conteúdo?