VERSÃO IMPRESSA

E se algo não der certo?

01:30 | 22/01/2018

Pela pressão em ser produtivo ou muitas pessoas terem vontade de refazer as escolhas da vida, Lívia comenta que é comum que elas se sintam frustradas quando algo não dá certo. “Nenhuma escolha tem de ser para a vida toda porque nós mudamos constantemente. Mas isso não quer dizer que não temos de fazer escolhas conscientes”, explica.

[QUOTE1]

Segundo Lívia, é preciso aceitar que, diante do histórico de vida naquele momento, aquela foi a melhor escolha e que agora o indivíduo está numa possibilidade de repensar o que se quer da vida.

“Para escolher o certo, você precisa conhecer sua alma. Ao não definir quem você é, ficará eternamente perdido sem saber qual lado seguir. Você cisca de projeto em projeto, de emprego em emprego, de relacionamento em relacionamento, sem nunca se permitir ir a fundo”, completa, por meio de e-mail, o médico psiquiatra Roberto Shinyashiki.


DICAS PARA UM PROJETO DE VIDA CLARO

 

1 Evite promessas vagas (principalmente feitas no ano-novo) como “vou emagrecer”, “vou trocar de emprego”, “vou fazer uma poupança”. Segundo Shinyashiki, essas “promessas impulsivas costumam ser frágeis”.


2 Agregue ao dia a dia mais coisas que te fazem bem, como comida, esportes, viajar etc.

 

3 Faça um planejamento financeiro. Coloque no papel o que você ganha, o que você gasta, o controle de dívidas etc. Com a análise, é possível ver se dá para trocar de emprego e seguir outra carreira ou investir em outras atividades como fonte de renda.

 

4 Não esqueça de incluir no seu projeto um bom período de sono (em média 8h), as alimentações no horário indicado e a prática de exercícios físicos, não necessariamente academia.

 

5 Permita-se errar. Apesar do cuidado em fazer promessas mais concretas, ainda assim algumas coisas podem não sair como planejado e é preciso saber lidar com isso.

 

6 Comprometa-se profundamente com seu projeto de vida. Quanto mais concretas forem as propostas, melhor. Coloque horários, dias da semana, locais etc.

[FOTO1] 

GABRIELLE ZARANZA

TAGS