Logo O POVO+
Bolsonaro diz que pode indicar filho para embaixada nos EUA
Politica

Bolsonaro diz que pode indicar filho para embaixada nos EUA

| ITAMARATY | Presidente cogita nomear para embaixada em Washington Eduardo Bolsonaro, que diz que aceitaria "qualquer missão" que o pai lhe desse
Edição Impressa
Tipo Notícia
EDUARDO comanda a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e tem acompanhado o pai em viagens oficiais  (Foto: Paola De Orte/Agência Brasil)
Foto: Paola De Orte/Agência Brasil EDUARDO comanda a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e tem acompanhado o pai em viagens oficiais

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que decidiu convidar um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para assumir a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. A decisão, segundo o presidente, depende apenas do "sim" de Eduardo, que estuda a possibilidade de ter que renunciar ao mandato parlamentar para assumir a função de embaixador.

"Imagina o filho do Macri (Maurício Macri, presidente da Argentina) aqui (no Brasil) como embaixador da Argentina. Teria tratamento diferenciado", declarou Bolsonaro aos jornalistas em entrevista coletiva.

Segundo Bolsonaro, "não é fácil a decisão para Eduardo eventualmente ter que deixar o mandato para assumir a Embaixada dos EUA". O presidente afirmou que ainda não está claro se ele realmente seria obrigado a deixar a função que ocupa no Congresso, mas disse que, se confirmado, isso seria um "complicador".

Eduardo afirmou que aceitaria o cargo de embaixador em Washington caso seu pai o escolhesse. "Eu aceitaria qualquer missão que o presidente Bolsonaro me der e tentarei desempenhar da melhor maneira possível", afirmou. O deputado, porém, disse que não houve convite formal.

O cargo de embaixador em Washington está vago desde junho, quando o diplomata Sérgio Amaral deixou o posto. Desde que seu pai foi eleito, Eduardo tem atuado como uma espécie de embaixador informal do governo. Acompanhou o pai nas viagens e chegou a substituir o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em reunião com o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca.

Ao lado do presidente, em transmissão ao vivo feita pelo Facebook, Ernesto Araújo afirmou ontem que Eduardo Bolsonaro é um "excelente nome" para o posto de embaixador do Brasil em Washington. "Tem um papo aí que o Eduardo Bolsonaro pode ser indicado para ser embaixador nos EUA, é isso mesmo?", pergunta o presidente, virando para o ministro. "É um excelente nome, presidente. Seria ótimo", responde Araújo, provocando risadas em todas que participam da transmissão.

Em outro evento, mais cedo, o presidente recebeu cerca de 80 deputados da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional. Segundo relatos de quem participou do encontro, os parlamentares agradeceram ao presidente pelo compromisso firmado na quarta-feira (10) por ele de indicar um ministro "terrivelmente evangélico" para uma das vagas que serão abertas para o Supremo Tribunal Federal (STF). (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?