Logo O POVO+
Oposição prevê baixa adesão ao texto no plenário
Politica

Oposição prevê baixa adesão ao texto no plenário

Proposta aprovada.
Edição Impressa
Tipo Notícia

As projeções de aprovação da reforma no plenário mencionadas por representantes do PSL e Novo não se verificam entre os que fazem oposição ao governo. O deputado federal José Guimarães (PT-CE) duvida que a proposta encontre apoio suficiente entre os parlamentares. Ele avalia que o voto positivo pode ser comparado a uma "guilhotina" para a imagem pública dos colegas de Câmara.

"Vai ser como na votação da reforma trabalhista, que ainda era muito menos grave" compara o petista, ao lembrar que muitos dos deputados que foram favoráveis ao projeto não conseguiram se reeleger. O parlamentar projeta mobilizações e um extenso trabalho para que a votação não se concretize nos moldes do que espera o governo. "Vamos iniciar a segunda etapa de uma jornada que não terminará neste semestre".

Outro deputado que projeta baixa adesão ao texto é o líder da oposição Alessandro Molon (PSB-RJ). Ele lembra a substituição de membros da comissão especial pelo governo para alcançar a aprovação. "No plenário não é possível trocar membros".

Defensor de uma reforma alternativa, André Figueiredo (PDT-CE) prevê que uma possível apatia social pode favorecer os planos do governo de aprovação da matéria.

O líder do PDT na Câmara avalia que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pautará o projeto caso tenha uma média de 340 votos confirmados, mas lembra que tudo pode mudar. "Parlamentares que não tenham posicionamento político mais enraizado são muito suscetíveis a pressões", destaca.

 

O que você achou desse conteúdo?