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1,5 milhão de visitantes são esperados para eventos no Ceará
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1,5 milhão de visitantes são esperados para eventos no Ceará

| MOVIMENTAÇÃO EM JULHO | A expectativa de geração é de pelo menos R$ 22 milhões em receita e impacto em setores como hotelaria e gastronomia
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Considerado um dos principais destinos para as férias, o Ceará também terá quantidade de visitantes incrementada devido a seis grandes eventos realizados em julho. Organizadores esperam gerar pelo menos R$ 22 milhões na economia local.

Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Ceará (Ibef-CE), Marta Campelo avalia que os eventos são importantes para movimentar a economia das regiões no período, além de proporcionarem a possibilidade dos participantes estenderem sua visita ao Estado, aproveitando de outros atrativos turísticos. O desaquecimento da economia não deve prejudicar a movimentação, opina.

"Trarão um impacto pela movimentação gerada em bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Deve beneficiar não somente o mercado formal, como também o informal, pelo impacto indireto, com pessoas que nos dias de evento vendem produtos próximo aos locais de realização das festas".

E o retorno financeiro das atividades já começaram a ser sentidos. Hoje será encerrada a Expoevangélica, no Centro de Eventos. A feira deve movimentar cerca de R$ 10 milhões, segundo estima o diretor Francisco Everton. Ele conta que mais de 10 mil pessoas participam direta e indiretamente do evento, que é considerado o maior do gênero na América Latina. O ingresso para entrada, um quilo de alimento, será doado a instituições sociais envolvidas com igrejas evangélicas e até missões na África.

"É uma feira que tem grande peso no turismo do Estado, beneficiando a movimentação em aeroportos, hotéis e pontos de comércio da Cidade", conta.

Festa que promete atrair 500 mil pessoas, a Expocrato trará, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), mais de 54 mil passageiros em embarques e desembarques no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Por via terrestre, a Guanabara se prepara para sua maior operação nos últimos anos. Serão 68 viagens diárias.

Na Capital, o Festeja também deve atrair multidão, estimada em 35 mil pessoas, hoje, na Arena Castelão. Mais de 1,8 mil profissionais fazem parte da estrutura montada para garantir o evento, que teve como fornecedoras empresas locais como a New Light e Pró-Som. Mais de R$ 2 milhões são projetados em rendimentos.

"O evento atrai o público todo que veio para Fortaleza de férias. Fora os cearenses, muitos turistas são esperados, inclusive os estrangeiros", revela um dos diretores do Festeja, Eugenio Parente.

Já a 28ª edição do Fortal teve investimento em mídia para divulgação, que ficou por conta do grupo Elemídia, o que fortalece a marca da festa, complementa um dos diretores-fundadores da micareta, Colombo Cialdini.

Além da grande estrutura montada na Cidade Fortal para o público que vai acompanhar nove blocos, o evento terá uma visão social, com o Fortal Solidário, que pretende doar R$ 350 mil para instituições de caridade de Fortaleza. "Fortal é uma ferramenta de turismo para incremento da economia e geração de emprego e renda, além da valorização do lado social", destaca Cialdini.

Evento que não prevê retornos econômicos, o Halleluya, de acordo com a organização, vai atrair visitantes de todo o Brasil e de alguns países, que devem movimentar o setor de hotelaria e gastronomia. O cadastro da Prefeitura já regularizou 120 ambulantes para vendas ao longo da rua Antônio Ferreira. "O evento é todo administrado por voluntários em todos os serviços, desde a cantina até a limpeza", afirma uma das organizadoras do Halleluya, Jéssica Lopes.

Já o Sana Festival 2019 é dedicado aos amantes da cultura pop no Brasil. Maior evento do gênero nas regiões Norte e Nordeste, 80 mil pessoas são esperadas além de um giro na economia de Fortaleza de cerca de R$ 10 milhões, pois conta com participantes com gastos médios estimados em torno de R$ 80 e R$ 120. A programação conta com apresentações artísticas e culturais, palestras, workshops, atividades de entretenimento, como gincanas, além de shows, exposições e atividades voltadas ao empreendedorismo.

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