Logo O POVO+
Pedido amplia desgaste de Freire
Politica

Pedido amplia desgaste de Freire

Intervenção. PSL no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia
TRECHO de documento que pede intervenção nacional no PSL do Ceará (Foto: )
Foto: TRECHO de documento que pede intervenção nacional no PSL do Ceará

Assinado pelos deputados estaduais pesselistas André Fernandes e Delegado Cavalcante, o pedido de intervenção da executiva nacional do PSL no Ceará, onde o partido é comandado por Heitor Freire, eleva a temperatura dentro da sigla.

No documento, os parlamentares chegam a mencionar a possibilidade de destituição de Freire. "Não obstante, a destituição de comissão pode ocorrer nos casos de violação do estatuto, do programa ou da ética partidária, bem como de desrespeito a qualquer deliberação regularmente tomada pelos órgãos superiores do partido", cita trecho do documento.

O texto justifica a necessidade de intervenção no diretório estadual para preservar "a integridade partidária com redução do desgaste da imagem do partido, a necessidade de reorganização das finanças do partido, o asseguramento da disciplina partidária, a preservação das normas estatutárias, a ética partidária ou a linha político-partidária fixada pelo partido".

O racha na legenda de Jair Bolsonaro no Ceará também tem como pano de fundo a discussão sobre o cenário político para as eleições de 2020. Ex-presidente da sigla em Fortaleza, Fernandes defende candidatura própria para a disputa pelo Paço ano que vem.

Embora já tenha dito que respeita a opinião do colega de sigla, Freire já disse que esse debate será feito por toda a legenda. A indefinição, entre outros temas que ampliaram desgaste nas fileiras pesselistas, acabou por levar ao afastamento de Fernandes do comando do partido.

Uma das queixas mais frequentes no pedido de intervenção é a exclusão de Fernandes e de Cavalcante, dois únicos deputados do PSL no Ceará, da comissão provisória da legenda. O gesto, dizem os parlamentares, viola o estatuto do PSL no Estado. (Henrique Araújo)

 

O que você achou desse conteúdo?