Logo O POVO+
Em primeira visita ao Ceará, Damares lança programa voltado a idosos
Politica

Em primeira visita ao Ceará, Damares lança programa voltado a idosos

O programa Viver será realizado em parceria com a Prefeitura e foi uma articulação da vereadora Priscila Costa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Michelle Bolsonaro e Damares Alves (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Michelle Bolsonaro e Damares Alves

A ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) estará pela primeira vez na capital cearense para lançamento do Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável, programa do governo federal que terá parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

O programa visa a inserção da pessoa idosa no mundo digital, na área da educação financeira, dos direitos, da saúde, da atividade física, entre outras. Em Fortaleza, a primeira unidade a receber a política pública será o Centro-DIA, centro de referência na Barra do Ceará.

"Nessa gestão a pessoa idosa será valorizada e capacitada no acesso às novas tecnologias digitais, nos direitos assegurados por lei, além de receber orientações sobre saúde e mobilidade física", afirma Damares. O programa pretende implantar, pelo menos, 100 unidades em municípios do Brasil.

A adesão da capital cearense ao programa foi uma articulação da vereadora Priscila Costa (PRTB), que esteve em Brasília para fazer a solicitação e teve pedido atendido pela ministra. Na ocasião, a parlamentar explicou que a "nossa cidade receberá doações e programas dedicados à terceira idade com a proposta de propiciar um envelhecer com bem-estar físico e psicossocial".

O Programa Viver deve promover cursos, palestras e debates, além de disponibilizar à pessoa idosa, práticas de atividades físicas e recreativas. Para isso, o governo federal deve receber a "doação", segundo explica a nota da assessoria da pasta de "oito computadores, oito webcams, um projetor de imagem e uma impressora". A gestão deverá ser realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Presidente do PSL Ceará e deputado federal, Heitor Freire ressalta que a visita da ministra a Fortaleza "mostra, mais uma vez, que esse governo é mais acessível e atento a todas as demandas de todos os estados, em especial aos do Nordeste". O parlamentar, contudo, não deve estar presente no lançamento.

Freire iria participar da solenidade de entrega do título de cidadã fortalezense para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Contudo, até o fechamento desta página e restando poucas horas para o embarque, a vinda da primeira-dama ainda não estava oficialmente confirmada.

Antes, estava agendada a participação de Michelle no lançamento do programa Viver, junto à ministra Damares e ao secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa. A vinda de Costa continua confirmada pela assessoria.

Vinda de primeira-dama não está confirmada

A primeira-dama Michelle Bolsonaro participaria de agenda junto com a ministra Damares Alves. Contudo, poucas horas antes do embarque para Fortaleza, a vinda de Michelle ainda não estava confirmada.

Enquanto a assessoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) não tinha a confirmação da vinda de Michelle, O POVO apurou que desde o final da tarde de ontem, o cancelamento já era dado como certo.

Contudo, nenhum motivo para o cancelamento em cima da hora foi divulgado. O POVO tentou contato com a assessoria do Palácio do Planalto, mas não obteve retorno até o fechamento desta página.

Além de participar do lançamento do Programa Viver junto com a ministra Damares, Michelle Bolsonaro iria receber o título de cidadão fortalezense, concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza. A solenidade estava programada pela Casa legislativa no período da tarde e após visita da comitiva ao Colégio Militar de Fortaleza.

A concessão do título de cidadã fortalezense para Michelle Bolsonaro foi aprovado na Câmara Municipal em abril deste ano, a partir da proposta da vereadora Priscila Costa. A iniciativa destacava o trabalho de Michelle em projetos voltados para a assistência social e recebeu apoio de 30 vereadores. A matéria foi aprovada por 23 votos favoráveis, três contrários e quatro abstenções.

Principal articuladora da vinda da primeira-dama, a assessoria da vereadora Priscila Costa não respondeu ao O POVO sobre a incerteza da vinda de Michelle Bolsonaro e não confirmou se a solenidade para entrega do título iria ser adiada.

Cidadã

Tramita na Assembleia proposta da deputada Dra. Silvana (PL) para concender título de cidadã cearense a Damares. A iniciativa gerou protestos de entidades e de alguns deputados.

O que você achou desse conteúdo?