Logo O POVO+
Mensagens foram excluídas
Politica

Mensagens foram excluídas

Lava Jato. Telegram
Edição Impressa
Tipo Notícia

Em nota, procuradores da Operação Lava Jato afirmam que todas as conversas realizadas por meio do aplicativo Telegram foram apagadas e as informações armazenadas nas nuvens, deletadas.

Segundo a nota, isso foi feito depois que a força-tarefa identificou sucessivas tentativas de invasões de contas de integrantes da Lava Jato.

"Tendo em vista a continuidade das invasões criminosas e o risco à segurança pessoal e de comprometimento de investigações em curso, os procuradores descontinuaram o uso e desativaram as contas do 'Telegram' nos celulares, com a exclusão do histórico de mensagens tanto no celular como na nuvem", informa a nota.

O texto ressalva que, embora os procuradores tenham retomado suas contas depois, o histórico de diálogos havia sido apagado. "Houve reativação de contas para evitar sequestros de identidade virtual, o que não resgata o histórico de conversas excluídas", acrescenta a nota.

Durante sabatina ontem no Senado, o ex-juiz Sergio Moro foi questionado por parlamentares se autorizaria que as conversas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, reveladas por The Intercept, poderiam ser acessadas.

Moro, então, disse que não tinha mais o registro das falas. Os senadores rebateram dizendo que as conversas continuavam nas nuvens do Telegram.

Na tarde de ontem, o aplicativo informou que as conversas mantidas nele ficam armazenadas por até seis meses ou um ano. (Henrique Araújo)

O que você achou desse conteúdo?