Logo O POVO+
"Temos que reduzir danos", afirma Flávio Dino sobre reforma da Previdência
Politica

"Temos que reduzir danos", afirma Flávio Dino sobre reforma da Previdência

Em Fortaleza, governador do Maranhão avalia que texto da reforma passará no Congresso e que oposição deve apostar na inclusão de emendas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DINO participou em Fortaleza de debate sobre a reforma promovido pelo Sindicato dos Auditores da Receita Federal (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo DINO participou em Fortaleza de debate sobre a reforma promovido pelo Sindicato dos Auditores da Receita Federal

Aproximado o próximo dia 7, prazo estipulado por líderes partidários para que a reforma da Previdência seja votada no plenário da Câmara dos Deputados, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aposta em reduzir prejuízos até lá. Segundo ele, aparentemente, o governo terá maioria nas casas legislativas. Considerando este cenário, a oposição tem de trabalhar para emplacar emendas. A convite de sindicatos, o chefe do Executivo maranhense esteve ontem em Fortaleza, no prédio da Receita Federal, para analisar a conjuntura nacional em palestra.

De acordo com Dino, o relatório apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) apresenta aperfeiçoamentos em relação ao texto original do Planalto. Opina, até mesmo, que o governo já foi derrotado com a proposta do tucano que, entre as 159 páginas, retira a capitalização — modelo no qual o trabalhador arca com o próprio futuro individualmente.

"Por isso, se tivesse que hoje definir o placar da partida, eu diria que o campo popular, a esquerda, conseguiu fazer um gol, na medida em que aquilo que o governo classifica como desidratação, consideramos como vitórias da nossa resistência".

À capitalização, ele soma a retomada da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a bancos em 20%, o que vê como um auxílio para a superação do déficit. Tributar o "capital financeiro", Dino avalia, traz ganho político por facilitar apoio ao texto. Não significa, contudo, a garantia do "sim" pela matéria. Ele assegura que, a preço de hoje, a tendência de voto da oposição permanece contrária.

Para Dino, a pensão por morte ainda está mal resolvida. O parecer de Moreira promove alterações no valor recebido por pessoas com parente falecido. Subtrai, por exemplo, a garantia de este dinheiro ser superior ao salário mínimo, além de promover mudanças em termos redacionais e transferir pontos para Lei Complementar — que, diferente dos 308 votos, caso da PEC, demanda maioria simples, ou seja, 257 votos.

O governador também menciona a necessidade de uma transição mais larga. "Para que pessoas próximas à aposentadoria não sejam atingidas por mudanças que estão sendo propostas", explica. O relatório de Samuel Moreira propõe que mulheres que já contribuem para a Previdência possam se aposentar aos 62 anos e homens aos 65. Para isso, têm de ter, respectivamente, 15 e 20 anos de contribuição.

Quem já tiver atingido a idade mínima, mas não o tempo mínimo de contribuição, terá de contribuir para o INSS pelo período que restar para atingir a idade mínima fixada pela nova regra. A regra é válida para servidores públicos e trabalhadores regidos pela CLT.

Dino projeta que, com a liderança do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um entendimento em torno da proposta será atingido. "O ambiente melhorou e espero que continue melhorando."

O que você achou desse conteúdo?