Logo O POVO+
Onyx diz que presidente revisou texto do pacto
Politica

Onyx diz que presidente revisou texto do pacto

Reunião. Adiamento de cerimônia
Edição Impressa
Tipo Notícia
Onyx Lorenzoni diz que, para chegar a revogação, Executivo chegou a entendimento" com poderes Legislativo e Judiciário  (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil Onyx Lorenzoni diz que, para chegar a revogação, Executivo chegou a entendimento" com poderes Legislativo e Judiciário

Após reunião com Jair Bolsonaro na ontem, na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o presidente "revisou mais uma vez o texto" do "Pacto entre Poderes" e fez "algumas sugestões". A assinatura do texto, explicou, depende agora de uma nova conversa com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

"Ao longo do dia de hoje (ontem) eu converso com o presidente Rodrigo Maia, com o presidente Davi Alcolumbre e amanhã (hoje) devo voltar a conversar com o ministro Toffoli para a gente ver se nesta semana ou na próxima a gente consegue fazer a assinatura do pacto", disse a jornalistas.

Sem acordo sobre o conteúdo da proposta, o Palácio do Planalto decidiu adiar a cerimônia, que estava prevista para hoje. Na avaliação de Maia, o documento em defesa das reformas acabou rotulado como "pauta do governo". Além disso, a participação de Toffoli tem sido alvo de críticas porque, na avaliação de alguns magistrados, fere a independência do Judiciário.

Na lista constam a reforma da Previdência - com um sistema "sustentável, eficiente e fraterno" -; a "modernização" tributária, a desburocratização das rotinas administrativas, a repactuação federativa e o combate ao crime - "nas ruas e nos gabinetes" -, à corrupção e aos privilégios.

Segundo Onyx, o presidente Jair Bolsonaro está preocupado em buscar um "grande entendimento" para que o País possa sair da crise.. "O pacto é um grande acordo no sentido de fazer com que, de maneira harmônica, os poderes possam atuar e trabalhar, cada um dentro da sua especificidade", disse. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?