Logo O POVO+
Relator vota contra José Arnon e filho; julgamento é adiado
Politica

Relator vota contra José Arnon e filho; julgamento é adiado

| TRE | Servidores municipais são acusados de usar máquina pública em favor de Pedro Bezerra, hoje deputado federal
Edição Impressa
Tipo Notícia
ARNON BEZERRA consta na lista do TCU, mas garante que vai se candidatar (Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados)
Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados ARNON BEZERRA consta na lista do TCU, mas garante que vai se candidatar

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), adiou, ontem, julgamento de anulação ou não das provas obtidas contra a gestão do prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon (PTB).

Após voto do relator do processo, Roberto Viana Diniz, a juíza Kamile Moreira Castro pediu vistas. Ela afirmou que precisaria de mais tempo para examinar o voto proferido. A expectativa é que a matéria seja apreciada em 10 de junho, em razão da agenda da magistrada.

A acusação é de que secretários municipais teriam coagido funcionários das respectivas pastas a votar e fazer campanha em favor de Pedro Bezerra (PTB), filho de Arnon, eleito deputado federal com 119.030 votos.

Na esteira da operação Voto Livre, que apura o caso, a secretária de Educação de Juazeiro, Maria Loureto de Lima, foi afastada provisoriamente, em 27 de janeiro, por 120 dias, após pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE).

A alegação da defesa, fatiada em uma reclamação e um pedido de habeas corpus, é de que o alvo da busca e apreensão realizada às vésperas do primeiro turno das eleições foi Arnon Bezerra.

Sendo assim, argumenta a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representante do prefeito, Luciana Lóssio, o pedido não poderia ter sido autorizado pelo juiz eleitoral da 119ª Zona Eleitoral (Juazeiro do Norte), Péricles Victor Galvão - e sim pelo TRE-CE -, já que o prefeito tem prerrogativa de foro privilegiado.

As provas produzidas por meio da apreensão de celulares, portanto, devem ser anuladas conforme entendimento da defesa.

Responsável pela acusação, o procurador Regional Eleitoral, Anastácio Tahim, diz que as medidas tomadas são legítimas. Isso porque o alvo não foi o prefeito, mas os secretários. "Realmente não se tinha nada de concreto do ponto de vista criminal que justificasse a declinação da competência de lá (119ª Zona Eleitoral) para cá (TRE-CE)".

Tahim considerou normal o pedido de vista da juíza. "Porque o processo é complexo, gera muitas dúvidas e o julgador precisa fazer exame mais acurado das peças".

O voto do relator foi pela parcial procedência do argumento de que a Justiça Eleitoral de Juazeiro não tinha competência para autorizar busca a apreensão. Já o pedido de HC, pela anulação das provas, foi inteiramente negado.

Abordada após o término da sessão, Luciana Lóssio não quis se manifestar sobre o caso, nem sobre o voto do relator. A assessoria de comunicação de Arnon foi procurada, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

MANDATO

Conforme explicou um dos juízes do TRE-CE, eventual decisão contrária a Pedro Bezerra não cassará o mandato do político. Como está ainda no início, o processo seguirá "fluxo normal".

O que você achou desse conteúdo?