Logo O POVO+
Cancelamentos da Avianca causam transtornos no Aeroporto
Politica

Cancelamentos da Avianca causam transtornos no Aeroporto

| Fortaleza | Já são mais de 300 voos cancelados no Brasil, sendo 43 na Capital. Clientes reclamam no check-in da companhia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os mais de 300 voos cancelados no Brasil, destes, 43 em Fortaleza, causam preocupação aos clientes da Avianca. No atual quadro de recuperação judicial, em que aviões já foram vendidos, a companhia deve garantir direitos aos passageiros. Mas, o que se vê no check-in da aérea é um misto de reclamações.

Conforme o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), nove denúncias já foram realizadas desde o último dia 8 de abril, data em que a Fraport se manifestou sobre a falta de pagamento das taxas que a Avianca deve repassar à concessionária do Aeroporto de Fortaleza para operar no terminal.

Segundo a companhia, há o respeito à resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre os cancelamentos. Em nota, a Avianca pede aos passageiros que confirmem com 72 horas de antecedência o status do voo pelo site e, caso cancelado, pode haver reembolso ou realocação. Se o cliente tiver comprado por empresa de viagens, deve entrar em contato com a agência.

Entre os direitos, conforme o Decon, está a opção de receber o que foi pago de volta ou viajar por outra companhia; no caso da devolução do dinheiro, o reembolso deve ser total. Se a alteração do voo causar algum dano material ou moral, o consumidor deve procurar a Justiça. Todo o processo de troca de companhia será feito pela Avianca.

O Decon ainda revela que, no caso de o passageiro ser realocado, se houver qualquer alteração nas características do voo - data, horário, classe econômica, franquia de bagagem, conexões e escalas etc -, poderá haver abatimento ou compensação. Por exemplo, se o consumidor tinha uma passagem de primeira e a Avianca oferecer uma de classe econômica na outra companhia, precisa haver devolução da diferença.

O POVO esteve no check-in da empresa aérea no Aeroporto de Fortaleza, no fim da tarde de ontem. O guichê estava cheio de clientes com problemas e voos cancelados buscando informações.

Um destes passageiros era o professor Roberto Santos, 50. Ele conta que enfrentou problemas desde que saiu do Paraná, pois soube no aeroporto que teria de trocar de companhia aérea.

Ao chegar a Fortaleza, ontem, ficou esperando a confirmação do seu voo de volta, no próximo dia 23, "o que não foi garantido pela companhia", reclama.

Engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e especialista em Transporte Aéreo, Adalberto Febeliano diz que os transtornos acontecem porque a empresa ficou sem aviões suficientes para operar. Ontem mesmo mais 12 aeronaves foram perdidas pela Avianca.

Porém, a empresa permanece em aeroportos como o de Juazeiro do Norte, que não terá voos cancelados nesta semana. Mas, a dívida da empresa com a Fraport é de R$ 9 milhões e a taxa para operação diária de hoje somente foi paga na tarde de ontem.

 

Voos cancelados

ROTAS

Fortaleza - Galeão (Rio de Janeiro); Galeão - Fortaleza; Guarulhos (São Paulo) - Fortaleza; Fortaleza - Guarulhos.

NÚMEROS DOS VOOS CANCELADOS*

6270

6271

6276

6277

6370

6371

6372

6373

6390

6391

6394

*Todos os voos cancelados entre ontem e sábado, 20, podem ser conferidos no O POVO Online.

 

PERSONAGENS texto texto
PERSONAGENS texto texto

Passageiros

EM PERÍODO de férias na Capital, o casal enfrenta transtornos para voltar ao Rio de Janeiro. O voo deles está entre os cancelados pela companhia.

"Compramos nossas passagens com rota direta, mas soubemos no check-in da vinda a Fortaleza que o nosso itinerário de volta havia sido alterado", disse.

Essa mudança, segundo ela, só foi mais bem explicada no último fim de semana quando ligou para a companhia. O trajeto de volta, em vez de ser direto ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, prevê conexão em Guarulhos-SP e espera de mais de sete horas para saída de Congonhas-SP para o destino final.

O traslado entre os aeroportos, assim como as refeições não serão pagos pela companhia. Patrícia conta que as palavras da atendente da Avianca foram as seguintes: "Vocês podem tentar o reembolso, mas não estamos arcando".

Junto do marido, ela reclama que o planejamento de sua viagem foi comprometido. "Temos nossos compromissos na volta".

 

Recuperação judicial

A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo aceitou o pedido de recuperação da empresa em 13/12/2018. A Avianca deve a fornecedores e concessionárias de terminais de aeroportos. A companhia foi alvo de ações judiciais que determinaram reintegração de posse de 14 aviões.

À época, a dívida era de quase R$ 100 milhões com aeroportos. São R$ 9 milhões à Fraport.

Leilão de sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) será realizado na quinta-feira, 18. Gol, Latam e Azul demonstram interesse.

 

O que você achou desse conteúdo?