Logo O POVO+
Assembleia discute a reforma
Politica

Assembleia discute a reforma

Previdência
Edição Impressa
Tipo Notícia

No Congresso, ainda se iniciam as análises da proposta de Reforma da Previdência enviada pelo Governo. Contudo, parlamentares cearenses já ressaltam os principais pontos que devem ser alterados e quais as questões que devem afetar mais os estados e municípios não só no Ceará, como no Nordeste.

Audiência pública na Assembleia Legislativa no Ceará reuniu o senador Cid Gomes (PDT), o ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), além do deputado federal Mauro Filho (PDT), responsável pela proposta da previdência na candidatura do ex-ministro.

"O que mais me preocupa são as tentativas de mexer e mexer duramente naqueles benefícios dos aposentados rurais, que é uma enorme fração da nossa população", aponta Cid. Ele defende ainda que não haja nenhuma alteração no benefício de quem recebe menos de dois salários mínimos.

Para o senador pedetista, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) deveria ser retirado do sistema previdenciário e transformado em programa social.

Cid Gomes integrará a Comissão especial sobre a reforma da Previdência no Senado para acompanhar a tramitação da matéria na Câmara e antecipar as discussões. Tasso Jereissati (PSDB) será relator do projeto, quando chegar ao Senado.

Na Câmara, Mauro Filho garante que a tramitação não "se inicia até a chegada" da proposta de Previdência para as Forças Armadas. "Os militares contribuem com 3 bilhões de reais e a conta é de 47 bilhões. Não dá para punir o mais pobre, deixando os privilégios do Legislativo, do Judiciário e das Forças Armadas intocados", completa Ciro Gomes.

 

O que você achou desse conteúdo?