Logo O POVO+
Solução para estados precisa estar na reforma, diz Camilo
Politica

Solução para estados precisa estar na reforma, diz Camilo

Déficit Previdenciário. Reunião
Edição Impressa
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) argumentou que a reforma a ser discutida no Congresso Nacional deve prever solução também para o déficit causado nos estados brasileiros por conta da Previdência. Ele destaca ainda a existência de "unanimidade quanto à necessidade da Reforma da Previdência", mas que é necessário pensar "uma solução para o problema do déficit previdenciário público a curto prazo".

O petista caracteriza esse como "o grande gargalo dos estados". Ele enfatiza que isso é um dos maiores entraves para maiores investimentos por parte dos governos estaduais, ressaltando ainda que "o Ceará é um estado que está diferenciado nesse contexto" já que tem conseguido manter um bom índice. "(Mas) Tem estados que não conseguem investir um terço do percentual que gasta com o déficit da previdência pública comparada com a sua corrente líquida", contrapõe.

Santana esteve presente ontem no Fórum de Governadores do País, em Brasília, onde o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário da Previdência, Rogério Marinho, detalharam os pontos do projeto. Elogiando a intenção de diálogo, o governador ressaltou que a reforma "precisa ser construída coletivamente" para que possa "atingir os objetivos" propostos.

Pontos que provocaram críticas ao projeto também foram comentados pelo governador como sendo questões que são "muito diferenciadas do ponto de vista regional". "Em estados do Nordeste e do Norte, a economia gira muito em torno da aposentadoria dos trabalhadores. Então, isso vai ter um impacto muito forte", afirma.

O que você achou desse conteúdo?