Logo O POVO+
Desafio no Ceará é melhorar distribuição de energia para o Interior
Politica

Desafio no Ceará é melhorar distribuição de energia para o Interior

| DISCUSSÃO NA ANEEL | Em audiência pública sobre a revisão da tarifa da conta de luz, foi debatida a qualidade do serviço da Enel
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Com as deficiências superadas na distribuição de energia da Enel na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as reduções de tensão e interrupções do fornecimento, que chegam a durar dias, ainda acontecem no Interior.

Os pontos foram levantados ontem na audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Fortaleza, para decidir sobre a revisão tarifária da conta de luz no Ceará e metas de qualidade até 2023.

Na reunião, diversas entidades se posicionaram sobre a proposta de aumento prévio de 11,62%, em média, na tarifa de energia do Estado. Também foi analisada a eficiência do serviço oferecido pela Enel Distribuição Ceará.

O presidente do Conselho de Consumidores da Enel e responsável pelo setor rural, Erildo Pontes, diz que a qualidade do serviço é menor em cidades fora da Grande Fortaleza. "O problema das obras em atraso (da Enel) não foi sanado. Foi claramente melhorado, mas o atraso continua sério. O setor rural convive com frequentes reduções de tensão e faltas rotineiras, às vezes, de dois a três dias".

Um dos superintendentes da Aneel, André Ruelli, explicou que a satisfação do consumidor é levada em consideração no processo da revisão tarifária. Poderia até ocorrer uma redução de tarifa caso a companhia fosse mal avaliada. Ainda conforme Ruelli, apesar de ter melhorado o desempenho em 2018, a Enel não está entre "as melhores companhias no Nordeste", segundo a opinião dos consumidores.

O presidente da audiência e diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, reconhece problemas na distribuição, apesar de a Enel ser a quinta melhor empresa entre as 54 atuantes no País. "O grande desafio da Aneel é que a qualidade oferecida na Capital seja oferecida no Interior".

O gerente de Energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce), Cássio Andrade, revelou que durante esse ciclo tarifário de quatro anos foram aplicados R$ 44 milhões em multas à Enel.

Na média estadual, a distribuidora possui índices abaixo da média nacional, e dentro da meta, nos quesitos continuidade e interrupção de fornecimento. As queixas mais constantes dos consumidores à Aneel ainda são sobre falta de energia, interrupções frequentes e variação da tensão.

Em resposta, a Enel divulgou nota afirmando que os índices de desempenho são reconhecidos pelos clientes e o fornecimento é prioridade para a companhia. "De setembro de 2014 a setembro de 2018, investiu cerca R$ 2 bilhões. A maioria dos investimentos foi destinada para conexão de novos clientes e na qualidade do serviço".

O que você achou desse conteúdo?