Logo O POVO+
Ações prescritas vieram do antigo TCM
Politica

Ações prescritas vieram do antigo TCM

Edição Impressa
Tipo Notícia

Os mais de cem processos prescritos no final de janeiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) faziam parte do "acervo" acumulado à Corte após a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em outubro de 2017. De responsabilidade do TCM, as ações acabaram migrando para o TCE após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar o fim da Corte.

Por conta disso, processos que podem ficar sem julgamento não dizem respeito a gestores do governo do Estado, mas sim de prefeituras municipais. Como recebeu do TCM dezenas de processos com prazo já vencido, o TCE resolveu, ainda em 2017, "congelar" a aplicação da regra para até cinco anos após a publicação da lei que criou a prescrição de contas no Ceará.

O entendimento acabou postergando o início das prescrições para 28 de janeiro de 2019. Pouco antes de ter a extinção confirmada, o TCM realizou uma série de forças-tarefa para agilizar o julgamento de ações na Corte. Na época, o então presidente Domingos Filho tentava "mostrar serviço" e criar pressão popular contra o fim do Tribunal.

A prescrição de contas, por sua vez, passou a ser executada no Ceará no final de 2012, após a Assembleia Legislativa aprovar emenda à Constituição do deputado Tin Gomes (PDT) prevendo o prazo de cinco anos para julgamento de ações na Corte. A mudança foi questionada pelo deputado Heitor Férrer (SD), mas acabou sendo colocada em prática.

O que você achou desse conteúdo?