Logo O POVO+
A acomodação de quem perdeu
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

A acomodação de quem perdeu

Érico Firmo (Foto: Érico Firmo)
Foto: Érico Firmo Érico Firmo

Quando termina eleição, os governos tratam de acomodar aliados que não se elegeram. No primeiro governo Lula (PT), foram parar no ministério os derrotados Benedita da Silva, Humberto Costa, Jaques Wagner e Tarso Genro. No governo Jair Bolsonaro (PSL), a Casa Civil acomodou em funções de articulação os ex-deputados Danilo Forte (PSDB-CE), Alberto Fraga (DEM-DF), Carlos Manato (PSL-ES), Leonardo Quintão (MDB-MG) e o ex-senador Paulo Bauer (PSDB-SC). No Ceará, o modelo clássico é nomear dois ou três deputados para secretarias no governo, de modo a abrir espaço para suplentes. Desta vez, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) ajudou na acomodação.

O ex-deputado federal Ronaldo Martins (PRB) foi indicado para a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura. Ele foi o primeiro suplente da parte da aliança de Camilo Santana (PT) ligada ao ex-senador Eunício Oliveira (MDB).

Entre irmãos

Martins assume o cargo no lugar do ex-vereador Carlos Dutra. Ambos são pastores da Igreja Universal. Mas, Martins é mais graduado na hierarquia política da igreja.

A arte da acomodação

Uma dificuldade para Camilo nessa velha política de compensação é o fato de que a base aliada foi fatiada em três na eleição para deputado federal. Havia a banda eunicista, o pedaço comandado pelo partido do governador, o PT. E o bloco comandado pelos Ferreira Gomes - o mais forte - puxado pelo PDT.

Para o novo e mais enxuto secretariado de Camilo Santana, só Mauro Filho, do PDT, foi chamado entre os deputados federais. Abre assim vaga nessa última coligação. A ser preenchida por ele, Aníbal Gomes (DEM). Ocorre que Mauro assumiu a Secretaria do Planejamento e Gestão em janeiro, mas se desincompatibilizou no último dia 31 para assumir o mandato de deputado federal por alguns meses. Então, a vaga de Aníbal só será aberta quando Mauro resolver o que tem para tratar em Brasília.

Outras mudanças

Outras duas mudanças importantes na gestão Roberto Cláudio: Alexandre Pereira retorna à Secretaria do Turismo (Setfor), no lugar de Régis Medeiros. Ele havia se desincompatibilizado antes da eleição, mas nem chegou a ser candidato. Havia ficado à disposição para eventual cargo de suplente de senador ou vice.

Além disso, Carlos Mesquita (Pros) deixa a Prefeitura e volta a assumir cadeira de vereador. Em seu lugar, retorna Fátima Canuto, servidora municipal de carreira, que comandou a secretaria na primeira gestão RC.

Para além do crime e do descaso

O Iate Clube é um lugar bonito, com uma das mais deslumbrantes vistas da enseada do Mucuripe. Sabe o que tem de mais precioso? A localização privilegiada, o mar pelo qual o clube adentra. O mesmo mar onde foi flagrado caminhão de lixo despejando entulho no último fim de semana. São muitos os absurdos somados: crime ambiental, imundície, insalubridade, desrespeito e descaso com a cidade. Talvez o mais incompreensível de todos seja o descaso com o próprio clube, com sua localização, com aquilo que o valoriza.

Mal comparando, seria meio como o Palácio de Versailles despejar seu lixo nos jardins. Como o café do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, cortar árvores no local. É mais incompreensível porque vai de encontro à própria lógica do lucro, de valorização do espaço. É mais difícil de compreender porque é estúpido.

Multinha mequetrefe

O clube foi multado em R$ 2.601,52. É uma piada. O litoral é um patrimônio de Fortaleza. Não só pela importância ambiental. Não só por ser das únicas alternativas de lazer - porque gratuito - de enorme parcela da população. Mas, também, porque é crucial para a economia, para o turismo.

Não pode ser tão barato jogar entulho no oceano. A estupidez não pode ser recompensada nem merece indulgência.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?