PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Renan afirma no Twitter que Tasso é "coronel da política"

2019-01-18 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1][FOTO2][FOTO3] 

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) voltou a usar sua conta no Twitter para criticar a candidatura de Tasso Jereissati (PSDB) à presidência do Senado. "Bato mais facilmente continência para um major da polícia do que para um coronel da política como Tasso", disparou.

 

?Tasso e Renan estão entre os cotados para a presidência do Senado. Renan tem criticado adversários pelo Twitter; além do senador tucano, tem postado contra o procurador federal Deltan Dallagnol, que coordena a Operação Lava Jato em Curitiba, e o senador eleito pelo Ceará, Eduardo Girão, que estreia no Congresso Nacional nesta legislatura.

 

Dellagnol encabeça uma campanha pela internet que defende o fim do voto secreto para a Presidência do Senado, o que poderia prejudicar Renan na disputa com Tasso. Na quarta-feira, 16, Renan anunciou que vai entrar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra Deltan.

 

As afirmações direcionadas a Girão ocorreram após o cearense ter apresentado mandado de segurança ao STF pedindo que senadores réus sejam impedidos de concorrer à presidência do Senado. Calheiros reagiu afirmando que Girão, a pedido de Tasso e a exemplo de Lasier (Martins, senador), entra no STF contra o Senado. "Trata-se do ex-dono da Ultralimpo, Empal, Ceará, Thompson, Servis, que enganou mais de 40 mil empregados. É o terceiro maior devedor da Previdência do Brasil e o maior do Ceará... e deportado dos EUA", escreveu o emedebista.

 

O ex-presidente do Fortaleza Esporte Clube reagiu, também pelo Twitter, afirmando que nunca foi deportado dos Estados Unidos e que o tom intimidatório de Calheiros não é mais a tônica dos tempos atuais. "Medidas judiciais serão tomadas contra calúnias dele. Vim à March For Life nos EUA, de onde ele disse que fui deportado. Sou independente e intimidações podiam até funcionar antes... Agora os tempos são outros!".

 

Em contato com O POVO por meio da assessoria, Girão afirma em nota que a equipe jurídica dele já trabalha para acionar judicialmente Calheiros.

O senador avalia ainda que o quadro que hoje está posto pode mudar, caso o mandado de segurança seja acatado pelo STF e Renan abandone a corrida.

 

"Também continuaremos defendo que os colegas abram seu voto durante a votação, como pretendo fazer", acrescentou o senador. Sem citar o nome do emedebista, diz que "jogos da velha política não colam mais: pelo contrário, geram ainda mais desconfiança".

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação de Jereissati para obter resposta sobre a expressão "coronel da política" empregada por Calheiros. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. (Com Agência Estado)

 

ELEIÇÃO

 

Assim como Renan, Tasso não se colocou oficialmente como candidato, mas já busca líderes de outros partidos para avaliar suas chances de vitória.

 

BASTIDOR

 

A entrada de Doria na campanha de Tasso é considerada essencial para atrair o apoio de Bolsonaro e convencer o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) a se retirar da disputa.

TAGS