PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Onyx exonera comissionados; ação alcançará outras pastas

2019-01-04 01:30:00

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que a ideia do novo governo é estender a exoneração dos cargos de confiança - como foi feito ontem em sua pasta - para todo o Executivo e administração indireta. Além de critérios técnicos, serão consideradas questões políticas, como quem foi o responsável pela indicação do servidor e qual sua visão ideológica.

 

"O primeiro critério é técnico, de competência, e depois a avaliação de como chegou, quem indicou, para tentar tirar essas pessoas da atual Casa Civil, e isso pode perpassar demais ministérios. Não tem sentido termos pessoas que defendem outra lógica, outro sistema político", afirmou o ministro.

 

Foram exonerados todos os ocupantes de cargos de confiança da Casa Civil - 320 pessoas. Onyx disse que o objetivo era iniciar uma "despetização", para que o governo atue "livre de amarras ideológicas". Ao ser questionado se a medida não seria uma espécie de "caça às bruxas", ele negou. "Não tem isso. E justamente para não ter é que nós exoneramos todos os comissionados", afirmou.

 

Onyx declarou, ainda, que a Casa Civil foi usada como exemplo e que Bolsonaro deixou os demais ministros "autorizados a proceder de maneira semelhante ou ajustada". O objetivo, de acordo com o ministro, é reproduzir o critério de escolhas técnicas nos cargos de segundo e terceiro escalão e, depois, na esfera regional, mas "respeitando a afinação com o projeto que foi vencedor na eleição".

 

Apesar da recomendação do Palácio do Planalto, nem todos os ministérios vão exonerar funcionários que ocupam cargos comissionados. A avaliação é de que a medida poderia paralisar a máquina pública.

AE

 

TAGS