Participamos do

Ônibus vão funcionar normalmente hoje; todos os veículos terão policiais embarcados

O funcionamento do Metrô também deve ser normalizado hoje. As topiques só retornarão ao funcionamento normal amanhã
01:30 | Jan. 07, 2019
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Repórter da editoria de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a redução no serviço de ônibus em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) nos últimos dias, devido à onda de ataques em todo o Estado registrada desde a última quarta-feira, 2, a frota completa deve estar nas ruas hoje, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
A frota, composta por 1.810 ônibus distribuídos em 300 linhas, irá circular com dois policiais embarcados em cada veículo, conforme a assessoria do sindicato.
O funcionamento do Metrô de Fortaleza também deve ser normalizado hoje. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou por meio de nota que todas as linhas, incluindo das topiques, voltam a funcionar hoje. No entanto, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) informou que as topiques só retornarão ao funcionamento normal amanhã.  
“O esquema de segurança envolverá ações policiais diferenciadas para proteger a população e trabalhadores do transporte nos ônibus. Haverá policiais embarcados, policiais à paisana, motocicletas e viaturas”, informou o Sindiônibus por meio de nota.

A assessoria divulgou ainda que “a operação será monitorada e coordenada operacionalmente ao longo do dia para eventuais adaptações necessárias ao momento”. 

Com os atentados, apenas 136 ônibus circularam neste domingo, 6, na Capital e RMF. O número equivale a 20% do total normal para o dia, que é de 700 veículos. Segundo a assessoria do Sindiônibus, foram registrados 24 ataques a coletivos até ontem a noite. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Metrô de Fortaleza, será mantido o horário de início de todas as linhas. “Ao longo do dia será avaliado e haverá encerramento mais cedo ou não”, informou a assessoria. Segundo Carlos Robério, diretor financeiro da Cootraps, se a situação durante a madrugada for “tranquila”, 30% da frota de vans pode retornar hoje. Com a série de ataques, toda a frota de topiques foi recolhida desde a última sexta-feira, 4. “A gente está se programando para voltar a operar normalmente na terça-feira. Depende desta madrugada. Se for tranquilo, talvez amanhã (hoje) já comece a operar com parte da frota, 30%”, disse. A frota de vans da cooperativa conta com 200 veículos distribuídos em 20 linhas na Capital.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente