PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Nova Mesa Diretora tem 80% de nomes definidos, afirma Sarto

2019-01-18 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O candidato da base aliada a presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado estadual José Sarto (PDT), diz estar avançado nos diálogos para a composição da Mesa Diretora da Casa. Segundo ele, 80% das dificuldades para a definição dos nomes já foram superadas. A direção da Assembleia é formada por dez assentos, contando com o do presidente.

 

Sem confirmar um nome, ele fala que o PDT terá a 1ª Secretaria da Casa e coloca o deputado Evandro Leitão (PDT) como "franco favorito" para ocupar a cadeira. Tin Gomes (PDT), por exemplo, decidiu não fazer parte desta Mesa para postular a presidência na próxima eleição, daqui a dois anos.

 

Questionado sobre outros partidos que estarão contemplados além do PDT, disse que tem interesse na presença de siglas como MDB, PT, PP e Patriota, observando critérios políticos e de proporcionalidade. O PT terá quatro deputados na nova legislatura, assim como o MDB. Patriota e PP, três.

 

"Conseguimos pacificar uma série de partidos, adequar, está bem adiantado. Creio que a gente consiga evoluir até hoje, porque a maioria (dos parlamentares) está compreendendo", disse.

 

Ele confirma que a 1ª vice-presidência é pleiteada por Julinho (PPS), Osmar Baquit (PDT), Aderlania Noronha (SD) e Patrícia Aguiar (PSD). Hoje na 3ª secretaria, Julinho diz ter apresentado a Sarto o desejo de ser vice-presidente. Reivindica para si o entrosamento com Sarto, por já ter sido vice-líder do governo Cid Gomes em 2013 e 2014.

 

"O meu nome está posto, os líderes foram comunicados. Então, o que está dependendo agora é o posicionamento dos líderes Camilo (Santana, governador) e Cid (Gomes, hoje senador eleito)", explica Julinho.

 

Além de Sarto, Julinho diz que na última quarta-feira procurou o secretário de Articulação Política, Nelson Martins (PT), para apresentar as razões que o fazem querer assumir o assento. Ele aposta em Mesa com caráter mais político, como permite o Regimento Interno, e composição de comissões temáticas obedecendo critérios de proporcionalidade.

 

Nelson Martins nega qualquer interferência do Executivo nas tratativas referentes à Mesa. Diz que a interferência do Governo se restringe ao novo líder do Governo na Casa. Confirma, inclusive, que o nome de Elmano de Freitas (PT) está bem encaminhado para a função.

 

O POVO apurou com fonte do Palácio da Abolição que a distribuição petista na AL-CE se daria com Fernando Santana (PT) na liderança da sigla, Acrísio Sena presidindo a Comissão de Educação e Moisés Braz com função na Mesa Diretora.

 

Procurado, Fernando Santana não confirmou a informação. Disse que os quatro parlamentares do PT se reunirão para tratar o assunto. Assegurou não ter recebido convite para liderar o partido na Casa. Acrísio Sena afirmou que haverá reunião da bancada na próxima semana para tratar do debate da AL-CE. "Não existe nada definido".

 

A reportagem procurou o deputado Elmano de Freitas (PT) para falar sobre a possibilidade de ele liderar o governo, mas não obteve retorno. Leitão e Tin Gomes afirmam não participarem das discussões.

 

Números

 

1º/2 é a data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

10 é o número de vagas da Mesa Diretora, contando com o presidente

Carlos Holanda

TAGS