PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Deputados já se articulam para comando de comissões

2019-01-23 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

Apesar de a definição da presidência das 18 comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) ser questão para o início da nova legislatura, já ocorrem movimentações entre os parlamentares para ocupar os postos.

 

Provável presidente da Casa, o deputado José Sarto (PDT) tem recebido deputados governistas e de oposição para tratar da Mesa Diretora e afirma que, após o início da legislatura, discutirá oficialmente a ocupação de cada comissão.

 

Hoje presidindo a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), considerada das mais relevantes ao lado da de Orçamento e Fiscalização e Controle, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) afirma que deverá seguir na função. Alega ter o perfil, já que é advogado.

 

Aguiar diz ainda que o PDT indicará o titular das outras duas comissões. Tin Gomes (PDT) afirma que colocou nome à disposição e deve estar em Orçamento. "Se ele (Sarto) quiser me aproveitar, eu aceitaria. Também não tenho assim necessidade de ficar brigando por isso, não".

 

Conforme a deputada Fernanda Pessoa (PSDB), em reunião com Sarto na  última quinta-feira, 17, ficou acordado que o bloco que ela integra, formado por seis deputados, terá a presidência de duas comissões. Ela seguirá em Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca e outro deputado pertencente ao bloco oposicionista ao governador Camilo Santana (PT), liderado por ela, assumirá a Comissão de Defesa Social.

 

Além da tucana, integram o grupo cinco deputados: Nelinho (PSDB), André Fernandes (PSL), Delegado Cavalcante (PSL), Vitor Valim (Pros) e Soldado Noélio (Pros).

 

A tucana diz ainda ter indicado o nome do psolista Renato Roseno para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Casa. O posto é ocupado por Rachel Marques (PT), não reeleita para os próximos quatro anos.

 

Oposição à esquerda, Roseno afirmou que a possibilidade de estar à frente da Comissão lhe dá "senso de responsabilidade", já que a comissão tem importância em diversos campos. "Eu já falei para vários deputados que era uma questão (estar à frente da comissão) importante para o Psol e para o mandato também".

 

Segundo ele, eventual presidência serviria de "trincheira" em favor de política de redução de homicídios, de combate à intolerância, além da garantia de direitos econômicos como emprego e previdência.

 

A reportagem procurou o deputado Acrísio Sena (PT) para saber quantas comissões são pretendidas pelo partido, que tem segunda maior bancada ao lado do MDB, cada qual com quatro parlamentares. "Precisamos de uma reunião da bancada", respondeu o petista. O POVO não conseguiu falar com Moisés Bráz (PT).

 

PESO 

 

A CCJR é responsável pelo aspecto constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos. Ela também dá licença ao governador para interromper o exercício das funções por alguma razão.

 

COMISSÃO

 

Um deputado que não integra uma comissão pode participar das discussões, mas não tem direito ao voto quando determinada matéria estiver tramitando nela.

 

POSSÍVEL MESA DIRETORA

 

O POVO apurou junto à fonte da Assembleia que tudo corre para que a formação da nova Mesa Diretora seja da seguinte forma:

 

PRESIDENTE DA AL-CE

José Sarto (PDT)

 

1º VICE-PRESIDENTE

Osmar Baquit (PDT)

 

2º VICE-PRESIDENTE

Moisés Bráz (PT)

 

1ª SECRETARIA

Evandro Leitão (PDT)

 

2ª SECRETARIA

Danniel Oliveira (MDB)

 

3ª SECRETARIA

Leonardo Pinheiro (PP)

 

4ª SECRETARIA

Aderlania Noronha (SD)

 

Sem citar nomes, José Sarto já havia dito que a questão está 80% encaminhada. A reportagem não conseguiu novo contato com o deputado para obter avaliação da lista acima.

Carlos Holanda

TAGS