PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Deputados eleitos iniciam curso sobre funcionamento da AL-CE

2019-01-24 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Seis novos parlamentares eleitos que ocuparão assentos no Legislativo estadual nos próximos quatro anos estiveram presentes durante a manhã de ontem, 23, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) para participar de curso.

No Complexo de Comissões Temáticas, eles receberam informações sobre a dinâmica legislativa, administrativa e de informática da Casa, além de previdência parlamentar. Novo encontro ocorrerá hoje.

 

Assistiram ao curso os deputados Nelinho (PSDB), Nezinho Farias (PDT), Soldado Noelio (Pros), André Fernandes (PSL), Marcos Sobreira (PDT) e Guilherme Landim (PDT). Neste ano, foram eleitos 16 novos deputados estaduais.

 

Nelinho destacou a oportunidade de conhecer o funcionamento da AL-CE. "É um momento muito enriquecedor tanto em relação aos deputados quanto aos assessores. A gente tem muito o que aprender com esses servidores. É um ponto inicial", comenta.

 

Guilherme Landim (PDT) diz que desde que foi eleito estuda o Regimento Interno da Casa e as atribuições de cada uma das 18 comissões. "Porque quero, de fato, estar aqui contribuindo nessas discussões", argumentou.

 

O chefe do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto, ressalta a necessidade de parlamentares e assessores terem conhecimento dos serviços que a AL-CE oferece. "A visão da Casa é importante para que eles possam exercer amplamente os seus mandatos".

 

Há 16 anos no Departamento Legislativo e 38 na AL-CE, Alberto relata que a maior dificuldade entre deputados iniciantes reside no manuseio do Vdoc legislativo, espaço online de tramitação de projetos. Além disso, ele cita a apresentação de requerimentos por meio do site da AL-CE.

 

"Ou seja, a Casa não mexe mais com papel. Pra você ter ideia, foram aproximadamente 20 mil requerimentos digitais protocolados na última legislatura. Se você puder imaginar que antes desse protocolo (online) era papel, seria perto de 60 mil folhas", exemplifica.

 

Carlos Holanda

TAGS