PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cinco disputam vaga de juiz da Lava Jato

2019-01-23 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Cinco magistrados integram a lista final de interessados na vaga deixada por Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo julgamento dos processos em primeira instância da Operação Lava Jato.

 

O prazo para inscrição de juízes interessados na vaga terminou na segunda-feira, 21. Antiguidade é o critério para substituir Moro.

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, corte de apelação da Lava Jato, vai referendar ou não quem vai ocupar a cadeira que foi do ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, hoje ocupada provisoriamente pela juíza Gabriela Hardt.

 

Os cinco magistrados mais antigos inscritos são: Luiz Antonio Bonat (1º na lista de antiguidade), Julio Guilherme Berezoski Schattschneider (19º), Friedmann Anderson Wenppap (70º), Antonio Cesar Bochenek (106º) e Marcos Josegrei da Silva (111º).

 

Gabriela Hardt, a substituta atual de Moro, assumiu a cadeira provisoriamente em novembro. Ela já deu duas sentenças no âmbito da Lava Jato, em que condenou ex-diretores da Petrobrás e executivos. Gabriela, no entanto, não pode se candidatar porque não tem tempo de carreira para a titularidade.

 

De acordo com o edital, os magistrados têm até as 24h do dia 24 de janeiro para manifestações de desistência.

 

A partir de 25 de janeiro, o processo é encaminhado para o relator, o corregedor regional do TRF-4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira. Ele que deve levar o processo para julgamento ao Conselho de Administração do tribunal, de acordo com o Regimento Interno do TRF-4.

 

A exoneração de Sergio Moro da magistratura foi publicada em 19 de novembro de 2018, após ele aceitar convite para o ministério. 

 

(AE)

 

TAGS