Socorro França vai para a Proteção Social; André Costa diz que está à disposição
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Socorro França vai para a Proteção Social; André Costa diz que está à disposição

2018-12-27 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

Socorro França, atual secretária da Justiça e Cidadania, vai permanecer no novo Governo de Camilo Santana. Mas, desta vez, ocupando nova função. Ela será a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos do Estado, que surge no lugar da atual pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Ao O POVO, Socorro afirmou que as áreas da juventude e da primeira infância serão as prioridades da gestão na pasta. "Foi com muito prazer que eu recebi esse convite, com muita alegria porque o meu perfil sempre foi trabalhar para o outro. Gosto profundamente da defesa comunitária e do trabalho em prol daqueles que necessitam realmente da inclusão social", afirmou.

Sobre o trabalho na Sejus, Socorro destaca reforma e inauguração de unidades e a criação do Fundo Penitenciário Estadual. Para ela, a nova pasta, Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará, que será comandada por Mário Albuquerque, terá como principal desafio o controle da superlotação nos presídios. Pela manhã, Socorro participou de reunião com o governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição, na manhã de ontem.

Sem confirmação de convite, o titular da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, afirmou que tem "disposição" para continuar à frente da pasta. Ele disse que colocou o nome à disposição do governador e que ainda aguarda uma decisão por parte do chefe do Executivo estadual.

"Não houve conversa, nada ainda. Estamos aguardando a definição por parte do governo, mas continuo no mesmo pique, na mesma disposição para dar continuidade aos projetos", assegurou. Costa falou em entrevista coletiva, após a reunião do atual secretariado de Camilo. A fala foi direta e demonstra que o secretário pretende e deve ser mantido no time de Camilo em 2019.

Outro que foi confirmado como secretário foi Mauro de Albuquerque, 49, atual secretário da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte. Ele assumirá a futura Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará.

Costa aproveitou para fazer balanço da gestão. Disse que assumiu a pasta em um "momento muito complicado", numa referência à guerra de facções, mas afirmou ter conseguido "reverter a onda" com o aumento e valorização do efetivo, além de investimentos em tecnologia aplicadas à Segurança. Ele citou a redução dos roubos a ônibus, de veículos e cargas,além da queda nos latrocínios.

"São números que a gente ainda não fica satisfeito. São muitas mortes, muitos eventos de roubo, mas eles demonstram que a gente está no caminho certo". 

Para 2019, o secretário defende como prioridade a gestão e fiscalização da tropa da Polícia Militar e a industrialização da resolução dos crimes pela Polícia Civil. O percentual de resolubilidade dos homicídios no Estado é de 20%. "Já está em funcionamento o primeiro big data de Segurança Pública do País, desenvolvido no Ceará. A gente reuniu diversos dados para personalizar o trabalho de policiamento e investigação, e também municiar o governo para implementar políticas de prevenção social, que é outro grande desafio", completou. (colaborou Eduarda Talicy)

Expectativa 

 

A expectativa é que a confirmação do novo secretariado de Camilo seja anunciado até amanhã, 28. O grupo tomará posse já no dia 1º de janeiro

Bastidores 

 

O POVO apurou que o clima na reunião convocada por Camilo Santana era de balanço, confraternização e despedidas. O encontro, que estava previsto para as 8h30min, começou com atraso. Na ocasião, os secretários apresentaram os resultados obtidos por suas pastas.

Anfitrião, o governador não concedeu entrevistas, como forma de evitar perguntas e especulações sobre os nomes para o novo secretariado. Somente fotógrafos e cinegrafistas tiveram acesso ao salão onde o encontro ocorreu.

Os secretários entraram no prédio por um acesso alternativo, evitando a recepção da imprensa.

Thiago Paiva

TAGS